Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Artefatos antigos são devolvidos à Ucrânia após longa disputa com a Rússia

Publicado 27.11.2023, 13:12
© Reuters. Museu Nacional da História da Ucrânia no centro de Kiev, Ucrânia
20/04/2017
REUTERS/Valentyn Ogirenko

(Reuters) - Artefatos citas antigos de museus da Crimeia, ocupada pela Rússia, foram devolvidos à Ucrânia após uma disputa legal sobre os direitos de propriedade durante a qual passaram quase uma década na Holanda, informou um museu ucraniano nesta segunda-feira.

Mais de mil artefatos, incluindo um capacete e um ornamento dourado de ouro maciço, foram emprestados ao Museu Allard Pierson em Amsterdã quando as tropas russas tomaram e anexaram a península em 2014.

Tanto a Ucrânia quanto os museus localizados no território controlado por Moscou reivindicaram os direitos de propriedade das peças quando a exposição terminou. Os itens datam da época em que o povo cita viveu na área entre os séculos 7 e 3 a.C.

"Após quase 10 anos de audiências judiciais, os artefatos de quatro museus da Crimeia que foram apresentados na exposição 'Crimeia: ouro e segredos do Mar Negro' em Amsterdã retornaram à Ucrânia", disse o Museu Nacional de História da Ucrânia.

A instituição disse que o Museu Allard Pierson havia devolvido 565 itens, incluindo esculturas antigas, joias citas e sármatas e caixas de laca chinesas, acrescentando que a coleção será armazenada no museu até a desocupação da Crimeia.

O Museu Allard Pierson disse que os artefatos haviam sido devolvidos a Kiev no domingo.

"Esse foi um caso especial, no qual o patrimônio cultural se tornou vítima de desenvolvimentos geopolíticos", disse Els van der Plas, diretora do Allard Pierson. "Estamos satisfeitos com o fato de ter havido clareza e de eles terem sido devolvidos."

Em junho, a Suprema Corte holandesa decidiu que os itens deveriam ser devolvidos à Ucrânia. Kiev vê os artefatos como parte de seu patrimônio nacional, enquanto os museus controlados por Moscou afirmaram que eles tinham que retornar à península devido aos termos do empréstimo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Nesta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi citado pela agência de notícias estatal Tass como tendo dito que os artefatos "pertencem à Crimeia e deveriam estar lá".

(Por Yuliia Dysa e Felix Light (BVMF:LIGT3))

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.