Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Assange é acusado de publicar "indiscriminadamente" nomes de fontes, dizem advogados dos EUA

Publicado 21.02.2024, 11:06
© Reuters. Mulher segura cartaz em defesa de Julian Assange durante ato em Londres
21/02/2024
REUTERS/Toby Melville
DXY
-

LONDRES (Reuters) - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está sendo processado por publicar nomes de fontes e não por suas opiniões políticas, disseram nesta quarta-feira os advogados que representam os Estados Unidos em um julgamento de extradição, à medida que Assange luta para impedir ser enviado do Reino Unido para os EUA.

Os promotores estão tentando levar Assange, de 52 anos, a julgamento por conta da divulgação pelo WikiLeaks de grandes quantidades de documentos militares confidenciais e telegramas diplomáticos dos EUA.

Eles argumentam que os vazamentos colocaram em risco a vida de seus agentes e que não há desculpa para sua criminalidade. Os apoiadores de Assange, no entanto, o aclamam como jornalista e herói que está sendo perseguido por expor as irregularidades dos EUA.

Os advogados de Assange disseram à Alta Corte de Londres na terça-feira que o caso tinha motivação política, argumentando que Assange é alvo de sua exposição de "crimes de nível estatal" e que Donald Trump havia solicitado "opções detalhadas" sobre como matá-lo.

Mas, na quarta-feira, os advogados dos EUA disseram que o indiciamento de Assange foi "baseado no estado de direito e nas evidências".

Clair Dobbin disse ao tribunal: "O indiciamento do recorrente pode não ter precedentes, mas o que ele fez não tem precedentes."

Assange "publicou indiscriminada e conscientemente para o mundo os nomes de indivíduos que atuaram como fontes de informação para os EUA", disse ela.

"São esses fatos fundamentais que distinguem a posição do recorrente do New York Times e de outros veículos", acrescentou Dobbin.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O próprio Assange também não estava no tribunal nesta quarta-feira, nem estava assistindo remotamente, porque não estava bem de saúde.

As batalhas legais do australiano começaram em 2010 e, posteriormente, ele passou sete anos abrigado na embaixada do Equador em Londres, antes de ser arrastado para fora e preso em 2019 por violar as condições de fiança.

Desde então, ele tem sido mantido em uma prisão de segurança máxima em Londres, tendo inclusive se casado lá. Em 2022, o Reino Unido finalmente aprovou sua extradição para os EUA.

O WikiLeaks ganhou destaque pela primeira vez em 2010, quando publicou um vídeo militar dos EUA que mostrava um ataque de helicópteros Apache em Bagdá, em 2007, que matou uma dúzia de pessoas, inclusive dois membros da Reuters.

Em seguida, o site divulgou milhares de arquivos secretos e telegramas diplomáticos que revelaram avaliações altamente críticas dos EUA sobre líderes mundiais, desde o presidente russo, Vladimir Putin, até membros da família real saudita.

(Por Sam Tobin)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.