Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Atriz Nichelle Nichols, a Tenente Uhura de "Star Trek", morre aos 89 anos

Publicado 01.08.2022, 08:35
Atualizado 01.08.2022, 08:40
© Reuters. Atriz Nichelle Nichols posa para foto no laboratório de propulsão da Nasa, em Pasadena, nos Estados Unidos
05/08/2012 REUTERS/Fred Prouser
META
-
LUNAt/USD
-

Por Will Dunham

(Reuters) - A atriz Nichelle Nichols, cujas interpretações da oficial de comunicações, Tenente Uhura, na série de TV de ficção científica dos anos 1960 "Star Trek", e em filmes subsequentes quebraram barreiras de raça e ajudaram a redefinir os papéis dos atores negros, morreu aos 89 anos de idade, disse sua família no domingo.

Nichols, cujos fãs incluíam Martin Luther King Jr. e um jovem Barack Obama, "sucumbiu a causas naturais e faleceu" na noite de sábado, seu filho, Kyle Johnson, escreveu no Facebook (NASDAQ:META).

"Sua luz, entretanto, como as antigas galáxias que agora são vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e para as gerações futuras para desfrutar, aprender e atrair inspiração", escreveu Johnson.

A série, que se tornou um fenômeno da cultura pop, estilhaçou estereótipos comuns na televisão dos Estados Unidos na época, ao lançar atores negros e de minorias em papéis de alto nível no programa.

Em 1968, ela e a estrela de "Star Trek" William Shatner quebraram uma barreira cultural quando protagonizaram o primeiro beijo inter-racial da televisão norte-americana.

Ela havia planejado deixar "Star Trek" após uma temporada, mas King, o líder dos direitos civis dos anos 1960, convenceu-a a ficar porque era revolucionário ter uma mulher negra interpretando um importante membro da tripulação de uma espaçonave em uma época em que os negros lutavam pela igualdade na sociedade norte-americana.

Nichols também ajudou a quebrar barreiras raciais na NASA, cujos líderes eram fãs do "Star Trek". Depois que ela criticou a agência espacial por não ter escolhido mulheres qualificadas e membrios de minorias como astronautas, a agência a contratou nos anos 1970 para ajudar no recrutamento.

Seus esforços ajudaram a atrair, entre outros, a primeira mulher astronauta norte-americana, Sally Ride; a primeira astronauta negra, Mae Jemison; e o primeiro chefe negro da NASA, Charlie Bolden.

Nichols "simbolizou para tantos o que era possível" e "inspirou gerações a alcançar as estrelas", disse a NASA no Twitter.

A interpretação de Nichols da competente e equilibrada Uhura também ajudou a inspirar futuros atores negros, incluindo a vencedora do Oscar Whoopi Goldberg. Nichols lembrava que Goldberg lhe contou uma vez que estava assistindo "Star Trek" quando tinha 9 anos e, ao vê-la interpretando Uhura, gritou para sua mãe: "Venha rápido! Há uma senhora negra na televisão e ela não é nenhuma empregada!"

© Reuters. Atriz Nichelle Nichols posa para foto no laboratório de propulsão da Nasa, em Pasadena, nos Estados Unidos
05/08/2012 REUTERS/Fred Prouser

A série original "Star Trek", acompanhando as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise no Século 23, teve apenas três temporadas na emissora NBC, de 1966 a 1969, mas tornou-se extremamente popular em distribuição nos anos 1970, inspirando primeiro uma série animada que reuniu o elenco de 1973 a 1975 e depois uma sucessão de longas-metragens e programas.

Nichols apareceu em seis filmes "Star Trek" terminando com "Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida", em 1991.

Uhura tratou habilmente das comunicações da nave estelar Enterprise com naves aliadas e raças alienígenas enquanto interagia com o Capitão James T. Kirk (Shatner), o primeiro oficial vulcano Sr. Spock (Leonard Nimoy) e o timoneiro da nave estelar, Sulu (George Takei).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.