Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Carteira: Como se defender da volatilidade gerada pelo conflito Ucrânia-Rússia

Publicado 02.03.2022, 17:58
Atualizado 02.03.2022, 18:49
© Reuters.
CL
-
NG
-
ZW
-
ZC
-
SHEL
-
BP
-

(O player para o podcast Estratégia de Carteira, ao final do texto, funciona apenas no desktop. Para conferir o conteúdo via mobile, acesse os canais do Investing.com Brasil no Spotify, Apple Podcasts ou Google Podcasts)

Por Jessica Bahia Melo e Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A aversão ao risco está presente nos mercados globais devido à incerteza sobre a duração da guerra na Ucrânia e qual serão os impactos das sanções econômicas impostas à Rússia. Estados Unidos e países da União Europeia apresentaram uma série de sanções à Rússia. Na contrapartida, a China informou que não vai fazer parte das medidas impostas após a decisão de Putin.

Os bancos da Rússia não vão operar por meio do SWIFT, rede global de pagamentos, com algumas exceções  - e passam a aderir ao sistema do gigante asiático.

LEIA MAIS: China agradece sanções da UE, bancos russos recorrem aos Cips

Commodities afetadas

O preço das commodities, principalmente aquelas que fazem da Rússia grande exportadora global, como petróleo, gás natural e trigo apresentam picos de preços. Nesta quarta, os futuros do petróleo passaram de US$100 novamente. Os bancos centrais, como o da União Europeia, preveem que  o impacto deve pesar também no crescimento dos países.

CONFIRA: Petróleo WTI sobe quase 7% enquanto OPEP+ ignora a crise da oferta

Gigantes petrolíferas como BP (NYSE:BP) e a Shell (NYSE:SHEL) anunciaram que pretendem vender suas participações em empresas de petróleo da Rússia.

Segundo relatório da Warren, a decisão da Rússia de invadir a Ucrânia impacta diretamente a economia real, com a suspensão de operações em portos na Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos e oleaginosas. A Rússia e a Ucrânia são responsáveis por 29% das exportações globais de trigo, 19% do fornecimento de milho e 80% das exportações de óleo de girassol.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Quais ações podem ser mais afetadas e como se proteger nesse momento?

Nesse cenário de risco, o que o investidor pode fazer para se proteger e evitar uma volatilidade muito extrema no portfolio? Confira o primeiro episódio do Estratégia de Carteira, podcast do Investing.com Brasil, com Pedro Serra, head de research da Ativa Investimentos, Aline Cardoso, co-head da EQI Research e Camila Abdelmalack, economista-chefe  da Veedha Investimentos.

 

Últimos comentários

Sim. Mas precisamos investir uma parte em dólar, para nós preservar da desvalorização do real.Residimos em país emergente.
Sim. Mas precisamos investir uma parte em dólar, para nós preservar da desvalorização do real.Residimos em país emergente.
É melhor completar o tanque do carro logo!
mercado volatil otimo!vamos aproveitar
pode da uma dica de onde posso investir em opções pra pegar essa votalidade... abraço
indices futuros kkkkk
mercado volatil otimo!vamos aproveitar
mercado volatil otimo!
quem não quer vol alta, vai pro renda fixa e fica mais tranquilo a 12, 13% ao ano, sem exposição a risco ...
A volatilidade oferece grandes oportunidades de lucro no curto prazo!
O que vc sugere ?
E em igual medida de prejuízo.
Volatilidade é para de aproveitar e não se defender!
Onde vc vê chances ?
Compra empresa de petróleo e minério. O resto vai tudo falir, todo dia acontece isso. Esquece os lucro do trimestre.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.