Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Caixa Econômica Federal reduz teto de financiamento para imóveis usados para 50%

Publicado 22.09.2017, 20:30
Atualizado 24.09.2017, 06:40
© Reuters. Agência da Caixa Econômica Federal no centro do Rio de Janeiro, Brasil

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal voltará a reduzir o teto de financiamento de imóveis usados e suspenderá novos contratos transferidos de outros bancos.

Numa carta enviada a instituições parceiros na véspera, o banco estatal avisou que seu teto de financiamento para imóveis usados cairá para 50 por cento do valor do bem.

Ao mesmo tempo, a Caixa informou a suspensão de novos financiamentos com interveniente quitante, operações em que um imóvel já financiado por outro banco é vendido para um terceiro.

As medidas entram em vigor na próxima segunda-feira.

Adicionalmente, o banco federal recomendou à sua rede que dê preferência a contratos que possuam menores cotas de financiamento e que tenham indicação ou melhor qualificação.

Consultada, a Caixa confirmou as informações.

"As propostas em andamento terão as condições mantidas", afirmou o banco por email em resposta à Reuters.

As medidas reforçam a gradual diminuição de atividade de concessão de crédito do banco, que responde por cerca de 70 por cento do financiamento imobiliário no país e que têm enfrentado com mais intensidade os efeitos de dois anos seguidos de forte recessão do país, período em que seguiu ampliando a oferta de financiamentos.

No mês passado, a Caixa havia reduzido volume financiável das principais linhas de crédito, com o teto para imóvel usado na tabela Price caindo de 70 para 60 por cento com recursos da pró-cotista e de 80 para 70 por cento na CC FGTS.

Em julho, a Caixa havia anunciado que a linha pró-cotista que tinha sido suspensa em maio, devido a falta de recursos, será retomada apenas em 2018.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo uma fonte do banco, a diminuição das atividades de financiamento têm a ver com os preparativos da Caixa para regras mais rigorosas de alocação de capital previstas em Basileia 3, que entrarão integralmente em vigor no país a partir de 2019.

O banco tem tomado medidas recentes para aliviar a pressão sobre necessidades de capital, mas ainda pode precisar de socorro do governo federal para se enquadrar a Basileia 3, segundo agências de classificação de risco. 2017-09-22T221959Z_1_LYNXNPED8L25I_RTROPTP_1_BANCOS-CAXIA-FINANCIAMENTOS.JPG

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.