Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ex-presidente da Pemex nega ter canalizado subornos da Odebrecht a campanha de presidente

Publicado 18.08.2017, 10:13
Atualizado 18.08.2017, 10:13
© Reuters. Ex-chefe da petroleira estatal mexicana Pemex Emilio Lozoya, durante cúpula em Paris

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Emilio Lozoya, ex-presidente da petroleira estatal mexicana Pemex, negou ter canalizado subornos da empreiteira brasileira Odebrecht para a campanha do presidente Enrique Peña Nieto e disse que as contas bancárias nas quais supostamente foram depositados milhões de dólares não eram suas.

Em uma conferência de imprensa de cerca de uma hora depois de comparecer ao escritório do procurador-geral na Cidade do México, Lozoya, aliado de Peña Nieto, rejeitou as alegações publicas pelo jornal brasileiro O Globo de que teria recebido 10 milhões de dólares em subornos em 2012 de um ex-executivo da Odebrecht SA, em troca de um contrato de 115 milhões de dólares na refinaria de Tula.

Lozoya, que deixou o cargo na Pemex em 2016, refutou as acusações de que qualquer montante do dinheiro que supostamente recebeu foi parar na campanha de Peña Nieto e negou ter as contas bancárias nas quais os subornos foram supostamente pagos.

"Nego categoricamente minha participação nestes fatos, e por isso não tenho comentários sobre algum possível financiamento ilegal da campanha em 2012", disse na coletiva de imprensa.

"De tal forma que deduzo que esta acusação é falsa", acrescentou Lozoya, que já havia negado através de sua conta de Twitter as acusações que lhe foram feitas.

Eduardo Sánchez, porta-voz da Presidência, também refutou na terça-feira que supostos subornos da Odebrecht a funcionários mexicanos tenham sido destinados à campanha presidencial de 2012.

A Procuradoria-Geral da República, que foi criticada por sua aparente hesitação em investigar mexicanos de alto perfil envolvidos no escândalo, disse na quinta-feira que espera receber mais informações sobre o caso nos próximos dias.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Vários escândalos de corrupção vêm assolando o governo de Peña Nieto, que enfrenta um baixo índice de popularidade a menos de um ano das próximas eleições presidenciais, para as quais pesquisas mostram como favorito o líder de esquerda Andrés Manuel López Obrador.

    (Por Gabriel Stargardter e Noé Torres; reportagem adicional de Ana Isabel Martínez)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.