Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Congresso analisa vetos nesta 3ª e governo espera ter votos para mantê-los

Publicado 22.09.2015, 22:30
© Reuters. Congresso Nacional
CGRA3
-

BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional realiza sessão nesta terça-feira para analisar vetos presidenciais, e o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), disse que o Palácio do Planalto espera ter os votos necessários para manter as negativas da presidente Dilma Rousseff, algumas delas a projetos que, de acordo com o Executivo, teriam grande impacto nas contas públicas.

A decisão de realizar uma sessão do Congresso, que reúne Câmara dos Deputados e Senado, para analisar vetos feitos por Dilma foi consensual durante reunião de líderes do Senado com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), segundo lideranças da oposição e da base presentes no encontro.

"A gente espera ter os votos necessários pela manutenção dos vetos. Trabalhamos desde a semana passada nisso", disse Delcídio, esclarecendo que se referia à situação no Senado. No entanto, um veto presidencial só é derrubado se houver 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se o número mínimo for atingido em apenas uma das Casas, o veto fica mantido.

Também presente no encontro com Renan, a líder do PCdoB, Vanessa Grazziotin (SA:CGRA3) (AM), disse que até mesmo a oposição se mostrou "muito colaborativa" durante a reunião.

"O próprio DEM vai ter votos a favor de manter os vetos e o PSDB vai liberar a bancada", afirmou Grazziotin.

Mais cedo, Renan chegou a afirmar que o mais recomendável era adiar a sessão do Congresso para não permitir uma desarrumação fiscal.

Na mesma linha de Delcídio, uma fonte do governo disse que o quadro de votação da análise dos vetos mudou de segunda-feira para esta terça e que o governo acredita agora que será possível manter as negativas de Dilma.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A eventual derrubada de alguns vetos, como o dado à proposta que reajustava em até 78,6 por cento os salários dos servidores do Judiciário, pode ter impacto nas contas públicas.

Nas contas do governo, caso este veto caia, o impacto nas contas públicas será de 36 bilhões de reais até 2019, justamente em um momento que o governo busca equilibrar as contas públicas, depois de apresentar uma proposta orçamentária para o ano que vem com um rombo de 30,5 bilhões de reais.

(Por Leonardo Goy; Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.