As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Governo fará leilão de hidrelétricas até final de setembro para levantar R$12 bi

Publicado 05.04.2017, 11:26
Atualizado 05.04.2017, 11:30
© Reuters.  Governo fará leilão de hidrelétricas até final de setembro para levantar R$12 bi
ENEI
-
CMIG4
-
CPLE6
-
CLSC4
-

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal deverá realizar até 30 de setembro um leilão para oferecer a investidores concessões de hidrelétricas já em operação, o que tem potencial de arrecadar cerca de 12 bilhões de reais para os cofres públicos por meio da cobrança de bônus de outorga junto aos vencedores da licitação.

Segundo portaria do Ministério de Minas e Energia no Diário Oficial desta quarta-feira, que definiu o prazo para a realização do certame, serão oferecidas as concessões de cinco usinas cujos contratos expiraram ou estão no final, sendo que quatro delas são operadas atualmente pela estatal mineira Cemig (SA:CMIG4).

O critério para decidir a disputa pelas usinas será o valor do bônus de outorga oferecido pelos interessados, com vitória para o maior lance. Os novos contratos de concessão terão 30 anos, contados a partir da assinatura ou a partir do vencimento do contrato anterior, o que ocorrer por último, de acordo com a portaria.

As usinas que o governo pretende leiloar são São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande, todas da Cemig, que somam mais de 2,9 mil megawatts em capacidade, além da hidrelétrica Agro Trafo, com apenas 14 megawatts.

Um leilão similar, em novembro de 2015, arrecadou 17 bilhões de reais em outorgas pela concessão de hidrelétricas que somam cerca de 6 mil megawatts em capacidade. Os empreendimentos ficaram com a chinesa Three Gorges, a italiana Enel (MI:ENEI) e as brasileiras Cemig, Copel (SA:CPLE6), Celesc (SA:CLSC4) e Celg.

DISPUTA EM ANDAMENTO

A Cemig tem sinalizado que pretende manter as concessões de suas usinas, seja por meio de negociações com a União ou com ações judiciais, mas o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse na segunda-feira que o governo licitará as concessões mesmo com questionamentos da empresa na Justiça.

Atualmente há um recurso da Cemig no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a relicitação das usinas, mas Pedrosa disse que governo já manifestou à corte que não há negociação em curso ou intenção da União de voltar atrás na decisão de vender as concessões.

(Por Roberto Samora e Luciano Costa)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.