🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Após ameaças de Bolsonaro, Lira diz que Constituição jamais será rasgada

Publicado 08.09.2021, 13:57
Atualizado 08.09.2021, 15:15
© Reuters. 08/09/2021
REUTERS/Adriano Machado
USD/BRL
-

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira que a Constituição brasileira jamais será rasgada e, ao fazer um apelo pela superação dos radicalismos, destacou que o único compromisso inquestionável que os brasileiros têm é com o voto nas urnas eletrônicas em outubro de 2022.

"Vale lembrar que temos a nossa Constituição, que jamais será rasgada", disse Lira em pronunciamento, um dia após ameaças do presidente Jair Bolsonaro em atos no 7 de Setembro tendo como alvo principal ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"O único compromisso inadiável e inquestionável que temos em nosso calendário está marcado para 3 de outubro de 2022 com as urnas eletrônicas. São nas cabines eleitorais, com sigilo e segurança, que o povo exerce sua soberania", emendou.

Lira mandou um recado para Bolsonaro ao dizer que não vai admitir questionamentos a assuntos superados, como o caso do voto impresso. A proposta, cara ao presidente, foi derrotada pelo plenário da Câmara, mas o chefe do Executivo insiste nela, como fez na véspera durante manifestação na Avenida Paulista.

Sem falar em encaminhamento de pedidos de impeachment de Bolsonaro, como tem sido aventado por alguns partidos após as falas de chefe do Executivo na véspera, Lira disse que cada um dos Poderes tem as suas delimitações e deve se limitar a seu raio de ação.

Lira disse que a Câmara atuará como uma ponte de pacificação entre o STF e o governo, destacando que na discórdia todos perdem.

"A Câmara está aberta a conversas e negociações para serenarmos. Para que todos possamos nos voltar ao Brasil real que sofre com o preço do gás, por exemplo", disse.

"Na discórdia, todos perdem, mas o Brasil e a nossa história têm ainda mais a perder", reforçou ele, destacando que a Casa estende a mão aos demais Poderes para que se voltem para o trabalho, encerrando desentendimentos.

Sem mencionar nominalmente Bolsonaro, Lira afirmou que conversará com todos os Poderes e disse que é a hora de dar um basta a uma escalada "em um infinito looping negativo".

O presidente da Câmara disse que bravatas em redes sociais e um eterno palanque deixaram de ser um elemento virtual e passaram a impactar o dia a dia do brasileiro.

© Reuters. 08/09/2021
REUTERS/Adriano Machado

"O Brasil que vê a gasolina chegar a 7 reais, o dólar valorizado em excesso e a redução de expectativas. Uma crise que, infelizmente, é superdimensionada pelas redes sociais, que apesar de amplificar a democracia estimula incitações e excessos", ressaltou.

Apesar de parte dos manifestantes ter defendido pautas antidemocráticas e das ameaças feitas por Bolsonaro a ministros do STF em atos na véspera, como fechamento do Supremo, Lira enalteceu os brasileiros que foram às ruas de forma pacífica.

Lira foi eleito presidente da Câmara em fevereiro passado com o apoio de Bolsonaro, e não tem dado sinais de que levará adiante processos de impedimento contra o presidente.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.