Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Brasil tem 705.645 mortes por complicações da covid

Publicado 20.09.2023, 19:24
Brasil tem 705.645 mortes por complicações da covid

O Ministério da Saúde informou nesta 4ª feira (20.set.2023) que foram registradas 151 mortes por covid-19 na última semana epidemiológica (10-16.set). Ao todo, são 705.645 mortes pela doença no Brasil desde o início da pandemia, em 2020, e 37.778.122 diagnósticos confirmados.

A Saúde informou que houve uma queda no número de casos desde a última divulgação por conta de um ajuste no banco de dados de Minas Gerais, que reduziu em 34.512 registros –o equivalente a 0,8% do total. “O Estado de Minas Gerais informou que implementou rotinas de qualificação da base de dados por meio da retirada de duplicidades de registro, exclusão de dados inconsistentes e correção dos encerramentos laboratoriais equivocados”, disse.

Já sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério da Saúde parou de publicar o boletim diário com a quantidade de casos e mortes pela covid. Agora, os dados são divulgados semanalmente –divididos por semanas epidemiológicas. A decisão foi tomada em fevereiro de 2023. O motivo: a alteração na periodicidade “otimiza” o trabalho das equipes de vigilância nas unidades da Federação e “não há mais motivo para notificação diária”, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

A última semana contabilizada, que terminou em 16 de setembro, foi a 10ª com menos mortes registradas desde o início da pandemia. A mais recente onda (pico de casos e mortes pela doença) foi registrada em fevereiro de 2022, quando o total na semana ultrapassou 6.000 mortes.

Leia aqui como e de onde o Poder360 obtém dados sobre o coronavírus.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

MORTES PROPORCIONAIS

O Brasil registra 3.474 mortes por milhão. Dentre as unidades da Federação, a pior situação é a do Rio de Janeiro, com 4.824 vítimas por milhão. As taxas consideram o número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde e a população do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em cada unidade da Federação.

RANKING MUNDIAL

O Brasil ocupa a 16ª posição do ranking mundial de mortes proporcionais pela covid, empatado com a Romênia. A lista é liderada pelo Peru, com 6.510 mortes por milhão. É seguido por Bulgária (5.663), Bósnia e Herzegovina (5.057) e Hungria (4.896).

Os Estados Unidos lideram em número absoluto de mortos pela doença. Ao todo, foram registradas 1.127.152 mortes por covid no país desde fevereiro de 2020, segundo dados do Our World in Data.

O ranking de mortes proporcionais (abaixo) deve ser lido com cautela, já que há alta subnotificação das mortes pela doença e, em alguns países, a subnotificação é maior do que em outros.

Estudo publicado na revista Lancet em 2022 mostra que, embora a contagem oficial dos países mostrasse 6 milhões de mortes, a estimativa mais precisa é de que 18 milhões de vidas foram retiradas pela covid em 2020 e 2021.

A Índia, por exemplo, é conhecida pela sua subnotificação. A contagem do Our World in Data mostra 532.027 mortos até 13 de setembro de 2023. O estudo da Lancet, porém, estima que mais de 4 milhões tenham morrido no país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A China é outro país para o qual não se confia nos dados, assim como Indonésia, Rússia e a maioria dos países da África.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Cadê a Rede Bolsonaro de televisão, que não se manifesta ...porque as mortes continuam?
Lula Genocida assassino negacionista
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.