Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

De volta ao Brasil, Lula enfrenta escolhas difíceis para formar novo governo

Publicado 21.11.2022, 16:22
© Reuters. 16/11/2022
REUTERS/Mohammed Salem
USD/BRL
-
BVSP
-

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao Brasil no domingo, após aproveitar os holofotes de uma viagem internacional, para enfrentar a difícil tarefa de definir os nomes de seu governo em meio ao nervosismo nos mercados financeiros e algumas divisões em sua aliança.

Enquanto Lula era aplaudido por aliados em Portugal e na cúpula da ONU sobre o clima, as difíceis escolhas que enfrenta em casa ameaçavam estragar o clima pós-eleição.

O real caiu cerca de 5% e o índice de referência Ibovespa caiu quase 8% nas últimas duas semanas, com os investidores impacientes com a falta de clareza sobre as principais políticas econômicas de Lula.

Membros da equipe de transição de Lula expressaram opiniões divergentes sobre as conversas envolvendo a chamada PEC da transição e a disputa pela presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O presidente eleito tem apoiado os esforços para criar uma exceção ao teto de gastos, enquanto há cobranças por uma nova âncora fiscal.

"São dois Lulas: o Lula de consumo externo e o Lula nosso aqui do Brasil. O de consumo externo é... uma lenda, que aparece muito bem, muito forte, muito firme. No Egito, no discurso aparece o estadista Lula retomando o protagonismo do Brasil no cenário internacional, o que é importante. Mas aqui a coisa está muito complicada”, disse o analista André César, da Hold Assessoria Legislativa, uma consultoria de risco político.

Ele disse que a primeira visita de Lula a Brasília neste mês foi rápida, sem reuniões extensas para consolidar uma ampla frente política que ele precisa para governar, já que seus aliados de esquerda são minoria no Congresso.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O mito Lula está sendo testado", acrescentou César.

Lula foi recebido como uma estrela de rock nas negociações climáticas da ONU em Sharm el-Sheikh, prometendo reprimir o desmatamento na Amazônia, onde a extração ilegal de madeira e a mineração de ouro aumentaram no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Para os críticos, no entanto, a lua de mel presidencial no exterior foi um erro.

"O Lula não devia ter ido ao Egito. Os problemas aqui são muitos, a coisa não vai bem e o país está em ebulição", disse o deputado José Medeiros, do PL, partido de Bolsonaro, que deve se tornar o maior partido da oposição quando o novo governo toma posse em 1º de janeiro.

Até aliados de Lula se mostram ansiosos com a lentidão das decisões, com tensões crescentes entre os assessores sobre o equilíbrio entre o lado social e a disciplina fiscal.

Ressaltando as tensões na equipe de transição, Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de Lula e de Dilma Rousseff, deixou seu trabalho de voluntário na equipe de transição na quinta-feira passada em meio a críticas sobre seu histórico em política fiscal e sua resistência ao indicado do Brasil para comandar o BID, Ilan Goldfajn, que acabou eleito no domingo.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Últimos comentários

O Lula é o épico da propaganda de margarina. O Lula não vai ter cunhão, essa corte aí bagunçou tudo e tem que começar arrumar a bagunça fora dela, o Lula é o olho do furacão.
Que cúpula da ONU?Lula não discursou no evento principal,foi numa sala anexa,alugada por ONG,com plateia cativa,além do mais,incorreu em crime,ao pegar uma carona,kkk,no Jato de um amigo,já preso na lavajato
Essa do deputado do PL foi boa, não são eles que são governo? ou houve renúncia coletiva e ninguém foi informado?
Que maravilha cada vez mais nossa moeda desvalorizando, surpresa 0 KKKKKK
Leilao comendo solto... e luleco so gritando.. “ quem da mais quem da mais “
Esperar o qie do Lula ? Ja era nosso Brasil 😡
Este bandido deveria estar cumprindo sua pena
Lula ladrão, roubou a eleição!
Deve ser dificil mesmo ter que escolher integrantes do seu governo, … ao olhar para os candidatos em potencial, um é ex delator, o outro tem processos na justiça, o outro tem costume de carregar dinheiro na cueca, a outra já sofreu impitima, … enfim, dificil mesmo
tá maluc0 o meo!? O Presidente Lula, a LENDA, ganhou aeleições no primeiro e no segundo turno. vai governar o Brasil pela terceira vez é vc diz que terá que fazer escolha difícil! tá de brincadeira. o "cara" vai montar o seu governo e (.)
kkkk, quanto gado gordo mugindo, perigoso mesmo é chifrada!!!
kkkkkkkkkk
esse L ladrão gosta de ostentação e para o povo que votou nele sobra as mentiras e migalhas de pão. mentiroso sem escrúpulos...
"perdeu, mané (Aloizio) não amola"
Marcola ou Beira Mar? CV ou PCC?
Deus Proteja o Brasil do Nine
Os comentários abaixo são todos das Tchutchucas do Jair que ainda não saíram do armário.
Mito? Pra quem? Um estelionatário de fala mansa, um estadista que não tem plano de governo, eleito de forma no mínimo suspeita, aclamado pela velha impresa e pelos órfãs da Rouanet. Aclamado pela cúpula e do lado de fora chamado em coro de ladrão.
min.to (b.o.l.s.o.n.a.r.o) é aquela mer.da que tá há 21 dias escondido em casa. o :Presidente Lula é A LENDA"
Fifa informa: mudança na quadrilha de Brasilia!!! Sai, Bozo Ladrão. Entra, Lula Ladrão. Parabéns, povo brasileiro. Mais 4 anos com um ladrão governando o pais. Agora, quem votou nos dois ladrões no primeiro turno, não adianta chorar, assuma a sua responsabilidade.
Pessoa, cuidado , muita atenção, o Lula voltou escondam as carteiras....
:perdeu, mané (wader), não amola" kkkkkkkkkkkkk 13 já pra vc kkkkkkkkkkkkk
BOZO=LULA=Ladrão Populista. Resta o mimimi da militancia ou dos que ficam pendurados nas tetas do Estado.
Bandidao
Kkkk não vai ter governo seus MANÉS
ladrão
"perdeu, mané (jesiel) não amola" kkkkkkkkkkkkk 13 ks pra vc kkkkkkkkkkkkk
ô estag deixa de ser baba ovo
Não assumirá
artigo totalmente desconexo com a plataforma.. Gosto de ler matérias imparciais.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.