Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Entrevista: Commonwealth deve ter mais Repúblicas após morte de Elizabeth II

Publicado 19.09.2022, 15:43
Atualizado 20.09.2022, 07:35
© Reuters.

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - As discussões sobre a proclamação de Repúblicas dentro da Commonwealth devem acelerar com a morte da Rainha Elizabeth II. Apesar da possibilidade da Família Real inglesa deixar de atuar como chefe de Estado de alguns países da comunidade, a relação econômica entre os membros do grupo não deve ser impactada.

Pelo menos essa é a visão de Eduardo Fayet, professor de Relações Institucionais e Governamentais na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Fayet acredita que após 70 anos no trono do Reino Unido, a morte da Rainha Elizabeth II no último dia 08 representou uma grande ruptura política, pois sua figura era considerada a personificação de um equilíbrio institucional. 

Porém, ao olhar para a Commonwealth, já era possível dizer que a monarquia não é essencial para a manutenção do grupo que surge a partir de antigas colônias do Império Britânico, uma vez que alguns membros já são repúblicas, como no caso da Índia.

A mudança no trono britânico deve ser sentida em uma escala mais local, com o Rei Charles III não possuindo o mesmo carisma da mãe. A crise econômica do Reino Unido, o Brexit e a Guerra na Ucrânia são grandes eventos que acontecem em um período histórico curto, o que vai exigir habilidade do novo rei, para mostrar a mesma estabilidade que Elizabeth representava. 

Ainda assim, Fayet acredita que dependendo da estratégia que será adotada, o Rei Charles III pode aumentar a sua popularidade no Reino Unido e na Commonwealth se aproximando de pautas progressistas, como as relacionadas à sustentabilidade e ao mercado verde.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Fayet concedeu uma entrevista em exclusividade para o Investing.com Brasil, falando sobre como a morte da Rainha Elizabeth II  pode afetar o futuro do Reino Unido e da Commonwealth e o que as próximas décadas podem representar para esse conjunto de países.

Confira os destaques. 

Investing.com Brasil - Qual é a diferença realmente entre o Reino Unido e a Commonwealth?

Eduardo Fayet - O Reino Unidos é quem exerce uma liderança na Commonwealth. O grupo foi criado no século XX para ser o que hoje nós chamamos de um bloco. São países que tinham como objetivos comuns o seu desenvolvimento econômico e social. Esse é o grande objetivo da Commonwealth. São países que faziam parte do Império Britânico e que agora se organizam para ter vantagens entre as suas relações. 

Inv.Br - Mas todos possuem a monarquia britânica como chefe de Estado, como o Reino Unido?

EF - Há duas situações diferentes. Uma tradicional, que são os países que fazem parte da Commonwealth e têm como representante de Estado o agora Rei da Inglaterra, como é o caso do Canadá e da Austrália, mas também tem aqueles que não o reconhecem, como a Índia. Mais do que essa questão sobre o chefe de Estado, a Commonwealth é para gerar negócios e continuar as relações comerciais e alianças entre essas economias que faziam parte do Império Britânico, que foi o último grande império mundial. 

Inv.Br - Mas até que ponto o antigo Império Britânico ainda influencia na força da Commonwealth?

EF - A Inglaterra de certa forma ainda consegue manter essa dominância do ponto de vista político e econômico, mas nessa modalidade um pouco mais flexível e moderna. Mas a família real perdeu muito poder nos últimos 70 anos, em partes até por conta de uma autocrítica, e o grupo de países que nasceu pela dominação agora participa do Commonwealth de forma voluntária e democrática. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Inv.Br - Antígua e Barbuda já anunciou que vão realizar plebiscitos para avaliar se eles vão permanecer com o monarca britânico como chefe de Estado ou se vai virar República. Esse tipo de processo vai começar a se intensificar agora que a Rainha Elizabeth II faleceu e o Rei Charles III não é tão popular quanto a mãe?

EF - É normal que esses questionamentos aconteçam, mas o mais relevante é observar em que velocidades eles vão começar a surgir. Mesmo a Austrália, que é um país importante dentro do Commonwealth, já tem um processo de questionamento bastante forte sobre o chefe de Estado. Então isso acontecerá gradualmente, primeiro porque há uma tendência mundial em que os países tenham uma maior independência e autodeterminação. O segundo motivo é a ampliação das liberdades, que é impulsionada pelo uso das tecnologias como uma ferramenta de acesso à informação e de promoção das individualidades. E o terceiro elemento é a morte da própria Rainha Elizabeth. 

Inv.Br - Qual era o papel exato da Rainha na manutenção da monarquia como chefe de Estado em outros países?

EF - A Rainha Elizabeth tinha uma forma de atuar no mundo peculiar. Ela não era uma uma pessoa arrogante, mas sim de hábitos relativamente simples e discretos. A sua principal característica é que ela não se envolveu em grandes escândalos, como de corrupção ou sexuais, por exemplo, que ferem os valores mais tradicionais da sociedade. Então, isso deu a ela uma confiança por parte da população.  Ela era a personificação de um equilíbrio institucional necessário. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Inv.Br - E o Rei Charles III consegue passar a mesma imagem?

EF - Não, o Rei Charles III tem bastante dificuldade nisso porque ele já se envolveu em tudo isso que a mãe dele não se envolvia. Ele tem uma postura de superioridade perante os outros, o que ela não tinha. E isso é relevante para os novos súditos. Dos dois bilhões de pessoas que tem o rei da Inglaterra como chefe de Estado, 70% tem menos de 30 anos. Então, é um volume de pessoas muito jovens que podem questionar por uma transformação. Apesar que eu acho que é importante destacar o esforço do novo rei em ter uma proximidade com a população, ao tratar temas modernos, como a questão da justiça e da conservação do meio ambiente. Há uma possibilidade que ele consiga construir e executar uma estratégia de abordagem com esses jovens súditos, desde que sejam com pautas progressistas, mas é preciso esperar para ver. 

Inv.Br - O Reino Unido passa por dificuldades econômicas internas com inflação elevada e desaceleração do crescimento, além de problemas políticos com a renúncia de Boris Johnson e imagem arranhada após o Brexit. É possível que o Rei Charles III junto com a nova primeira-ministra consigam reverter esse cenário?

EF - O Reino Unido é uma monarquia constitucional e lá isso é obedecido de forma muito disciplinada. Então, por exemplo, o Charles se envolveu em questões políticas como a questão ambiental, mas agora ele é Rei e provavelmente tomará muito cuidado, porque qualquer ação política tem um impacto econômico, mas de forma objetiva, ele não pode tomar nenhuma decisão, porque ele não tem esse poder. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Inv.Br - Quais os desafios que a primeira-ministra Liz Truss vai ter que enfrentar então?

EF - A Inglaterra tem três grandes problemas para resolver, num primeiro momento. A questão do Brexit, porque eles ainda não resolveram aquela relação com a União Europeia. E isso afeta a segunda questão que é a crise inflacionária, que é um problema global. E o terceiro problema é como que o país se posiciona no mundo do ponto de vista estratégico. O Reino Unido sempre foi um país o qual teve um posicionamento estratégico muito importante. Mas com a saída da comunidade europeia e agora com a morte da Rainha, que era um ponto de equilíbrio, isso coloca o Reino Unido em uma situação de xeque, como num jogo de xadrez. São grandes acontecimentos em um curto espaço de tempo. Isso tudo, junto com a Guerra na Ucrânia, fará com que a Truss precise do apoio da Família Real de forma estrutural, ainda mais porque a monarquia tem o Commonwealth como um instrumento de mundialização de políticas e negócios que poderá atenuar algumas dessas questões.

Inv.Br - A libra esterlina foi a principal moeda internacional até o século XX, até ser substituída pelo dólar. Mas mesmo assim ela continua mantendo um um status de moeda conversível internacionalmente. Qual é a perspectiva da libra se manter com esse status de relevância no no sistema monetário internacional? 

EF - Eu acho que a libra perde a sua representatividade, por causa da perda do Reino Unido no cenário mundial, mas ela não perde a sua força. No começo do século XX, a Inglaterra tinha um peso econômico muito forte na economia internacional. Hoje a China, o Japão, a Coreia do Sul, os países asiáticos de uma maneira geral, tiveram um crescimento econômico brutal, isso sem falar do Ocidente e dos Estados Unidos. Então, o Reino Unido perdeu um pouco essa relevância relativa, porque esses outros cresceram muito mais rápido. Então, a libra perde representatividade por causa disso e mais alguns fatores, como a criação do próprio euro que se move pelo continente europeu. Então, a libra também ficou como uma moeda muito nacional. É uma moeda local muito forte, mas que não tem o mesmo peso do começo do século XX.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Inv.Br - Esse cenário também pode fazer com que Londres perca um pouco do protagonismo como um dos principais centros financeiros do mundo? 

EF - Eu acho que não, porque Londres não é um centro financeiro que opera apenas o Reino Unido. Lá estão empresas de praticamente todo o mundo. É a mesma coisa com Nova Iorque e Tóquio. Esses são grandes centros financeiros mundiais que têm o seu protagonismo hoje globalizado. Então as operações em Londres atraem pela segurança e diversidade. Além disso, há uma disputa para saber quem irá liderar o desenvolvimento econômico verde e Londres tem muito potencial para isso. Há inclusive a possibilidade do Rei Charles estimular isso, já que ele é um simpatizante desse mercado nascente.

 

Últimos comentários

Esses países podem se tornar mais independentes do que já são, mas não deveriam a meu ver se tornar republicas presidencialistas e sim parlamentaristas por serem sistemas mais eficientes!
As Repúblicas se mostraram instáveis e altamente corruptivas
As ditaduras de certo são bem estáveis e usam o dinheiro público de forma honesta. É cada abobrinha que a gente lê por aqui...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.