Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Estado de MG está apto a tratar sobre ativos para diminuir dívida

Publicado 22.11.2023, 18:58
© Reuters.  Estado de MG está apto a tratar sobre ativos para diminuir dívida
CMIG4
-
CSMG3
-

Ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o secretário da Fazenda de MG, Gustavo Barbosa, disse que o Estado está “apto a conversar sobre todos os ativos” para abater a dívida com a União –atualmente de R$ 160 bilhões. Minas Gerais poderá federalizar 3 empresas estatais: Cemig (BVMF:CMIG4), Copasa (BVMF:CSMG3) e Codemig.

Ambos se reuniram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar sobre a situação fiscal do Estado. Zema disse que saiu “extremamente satisfeito” com as reuniões. Afirmou que, depois de décadas, os Estados endividados –entre eles, Minas Gerais– poderão ter uma solução para a dívida bilionária “que foi acumulada no passado”. Disse que pagou mais de R$ 90 bilhões com juros em 15 anos.

“Na minha gestão, nós não fizemos um empréstimo. O que a dívida cresceu é tudo fruto da indexação, que são recursos que vem para o governo federal”, declarou Zema. O governador também se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar do tema.

Zema afirmou que a proposta é uma Lei de Recuperação Fiscal “2.0” para dar uma solução de “parte expressiva da dívida de Minas Gerais”.

O governo de Minas Gerais mandará um ofício para o Ministério da Fazenda para que a equipe econômica avalie um modo de prorrogar o prazo do pagamento, que foi fixado em 20 de dezembro. As tratativas seriam feitas por intermédio do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Eu saio daqui extremamente satisfeito e esperançoso de que, quem sabe, o meu sucessor não tenha que lidar com um problema que já custou tanto aos 21 milhões de mineiros, aos funcionários públicos dos Estados, que não tinham data para receber os salários e os prefeitos que deixaram de receber aquilo que era de direito dos mesmos”, disse Zema.

Leia mais:

  • Pacheco e Silveira levam a Lula proposta para a dívida de MG
  • Articulação de Pacheco e Silveira pode reduzir dívida de MG à metade
  • Pacheco defende união política para solucionar dívida de Minas Gerais
  • Alexandre Silveira critica Regime de Recuperação Fiscal de Zema

O governador declarou que o tema terá que ser construído e enviado à Câmara e Senado. Quer solucionar no 1º trimestre de 2024.

“É o governo federal que dita as regras do Regime de Recuperação Fiscal. O Estado tem que ir mais à reboque desse processo. Nessa discussão a gente vai identificar quais [são os] ativos. O Estado está apto a conversar sobre todos os ativos”, declarou Zema.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.