Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

GOL e Latam são investigadas por combinar preço de passagens

Publicado 11.11.2023, 19:38
Atualizado 12.11.2023, 22:28
GOL e Latam são investigadas por combinar preço de passagens

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu inquérito administrativo na 5ª feira (9.nov.2023) para investigar a GOL (BVMF:GOLL4) e a Latam por suposta combinação no preço de passagens aéreas. Caso seja comprovada a prática de cartel, as empresas podem ser multadas. Eis a íntegra do despacho (PDF – 149 kB), assinado pelo superintendente-geral da autarquia, Alexandre Barreto.

Na 4ª feira (8.nov), a PGR (Procuradoria Geral da República) enviou ofício ao Cade com denúncias de que as duas companhias aéreas vêm praticando valores idênticos nos principais trechos aéreos do país. Segundo a entidade, o Ministério Público observa essa prática desde 2019. Neste ano, o MPF (Ministério Público Federal) apresentou uma representação ao Cade, que negou a abertura do inquérito por entender que não havia indícios suficientes. Leia a íntegra do documento (PDF – 691 kB).

Na representação, a PGR afirma ter realizado pesquisas de preços de passagens em datas aleatórias, com embarque para o dia seguinte e para 6 dias depois nos trechos mais movimentados do Brasil, em especial na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro. Os demais trajetos analisados foram 1) São Paulo-Brasília, 2) São Paulo-Belo Horizonte (MG) e 3) São Paulo-Curitiba (PR).

Segundo a entidade, foram identificados preços idênticos em pelo menos 3 voos das duas companhias. A PGR disse que as tarifas iguais podem ser o resultado do uso de algoritmos de precificação, que utilizam diversos dados para composição dos preços.

No entendimento do MP, essa prática pode configurar infração na ordem econômica, principalmente por se tratar as empresas com a maior participação no mercado doméstico.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Veja abaixo os preços praticados pelas empresas no trajeto Rio-São Paulo em 26 de maio:

Procurada pelo Poder360, a Latam informou que tomou conhecimento do processo na 6ª feira (1o.nov) e que irá responder a todos os questionamentos dentro dos prazos estabelecidos. Já a GOL declarou que não comentará o assunto.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

kd as passagens a RS200?
era só narrativa desses malditos corruptos
Se a notícia é ruim ou a empresa apresentou prejuízo, então CERTAMENTE o papel SOBE no mínimo +120%. Sempre foi assim ! Viva o IBOVEGAS, Cassino de malandro !
O que o Sr. faz aqui? Parece perdido.
Golaço ! 🚀🌙
gol não dar um dia de paz!
Privatiza que resolve.
??????
kkkkkkk há vá! sério!? Nunca imaginei kkkkk
Como se isso fosse novidade.
Tendo custos e margens semelhantes é evidente que o preço final será muito próximo. Mas um semideus da PGR precisou comprar uma passagem e não gostou do que encontrou.
affs que merda... a Gol não dar um dia de paz kkk
ploc....
Somente Azul é a TOP
Madeeeeeiiiraaaa
Queda livre segunda
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.