Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Governo volta a onerar 596 produtos da “Lista Covid”

Publicado 05.10.2023, 06:00
Atualizado 05.10.2023, 06:10
© Reuters.  Governo volta a onerar 596 produtos da “Lista Covid”

O governo voltará a cobrar imposto de importação de 596 itens incluídos, durante a pandemia, na chamada “Lista Covid“. Em seu auge, essa lista foi composta por 646 produtos de saúde que não pagavam impostos ao serem importados. O objetivo era evitar a falta durante a emergência de saúde.

O Gecex (Comitê Executivo de Gestão), responsável por essas definições, terá reunião para bater o martelo em 17 de outubro. O pedido partiu do Ministério da Saúde, mas tem o apoio da Indústria e Comércio, sob comando do vice-presidente Geraldo Alckmin.

“Na pandemia, se justificava zerar o imposto de importação para não ter risco de falta. Acabou a pandemia“, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin durante reunião do Grupo Esfera em 27 de setembro.

Sem impostos

Ainda ficarão sem a cobrança de impostos produtos de 8 categorias. Dentre os itens, estão alimentação parenteral e kit de diálise.

A isenção do imposto de importação será mantida em duas ocasiões:

  • se não houver produção local;
  • por demanda do SUS. Dipirona (princípio ativo da Novalgina) não paga importação por causa da quantidade de compras públicas.

Internamente, o tema é tratado como a volta de uma tarifa regulatória. O MDIC não fez os cálculos sobre a arrecadação, considerada baixa com esses produtos. Será mais uma burocracia no caminho.

“Na pandemia, as pessoas começaram a entender por que é importante ter uma indústria farmacêutica nacional. China e Índia suspenderam exportações no auge da crise“, disse o presidente da FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri.

Segundo ele, além de ser um incentivo à produção, trata-se também de um caminho para buscar o que ele chama de “segurança sanitária“, em referência a eventuais necessidades de medicamentos em emergências globais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Vai ser igual aquele programa de informatização do Brasil, quando empresas nacionais importavam equipamento de informática e colocavam uma etiqueta dizem que eram fabricados aqui, principalment na ZONA FRANCA de Manaus. As farmacêuticas vão importar os remédios da Índia e da China e reembalar aqui, o povo vai pagar 10 vezes mais caro e os analistas da Globo vão dizer que a indústria nacional está bombando graças ao governo petista.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.