Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

MP da Colômbia apresenta denúncia contra filho de presidente

Publicado 26.09.2023, 07:43
MP da Colômbia apresenta denúncia contra filho de presidente
SAN
-

O MP (Ministério Público) da Colômbia acionou, na 2ª feira (25.set.2023), a Justiça contra Nicolás Petro Burgos, filho do presidente colombiano Gustavo Petro. Em nota, o MP declarou ter apresentado denúncia “pelos crimes de enriquecimento ilícito, supostamente cometido quando [Nicolás] era deputado da Assembleia do Atlântico, e de lavagem de dinheiro”.

Nicolás Petro Burgos foi preso no fim de julho. Além dele, sua ex-mulher Daysuris del Carmen Vasquez foi detida.

O filho de Gustavo Petro confessou ao MP do país que enriqueceu ilegalmente e que o dinheiro foi usado para financiar a campanha presidencial de seu pai. As informações foram dadas pelo procurador do caso, Mario Burgos, em audiência pública no começo de agosto.

Conforme o Ministério Público, o dinheiro usado na campanha presidencial de Gustavo Petro ultrapassou o limite permitido pela lei colombiana e parte do montante não foi declarada à Justiça eleitoral do país.

Nicolás informou ao MP que “recebeu grandes somas de dinheiro” de Samuel Santander (BVMF:SANB11) Lopesierra, narcotraficante conhecido como Homem Marlboro, e de empresários colombianos. Uma parte do dinheiro, segundo o filho de Petro, foi usada para aumentar seu patrimônio. Outra, na campanha do pai.

Ao jornal El Espectador, o advogado de defesa de Nicolás, Estewing Arteaga, disse que o pedido de julgamento foi prematuro, uma vez que o filho do presidente colombiano colaborava com o Ministério Público buscando benefícios no caso. Segundo o advogado, a medida “implica que o processo foi oficialmente iniciado”. Ele disse não ter sido notificado oficialmente e que o soube do julgamento por meio do comunicado do MP.

Arteaga disse que as negociações para a colaboração estava “dentro dos prazos exigidos”, mas que o MP não deve ter ficado “muito satisfeito com o que tem recebido” de informações por parte de Nicolás e “decidiu arquivar” o processo de delação premiada.

O advogado afirmou que o seu cliente, em todos os momentos, teve a intenção de que as informações que forneceu fossem “verdadeiras e não simples boatos”. Ele disse que Nicolás “está tranquilo”.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.