Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Chuvas deixam ao menos 78 mortos no RS; Lula diz que burocracia não atrapalhará reconstrução

Publicado 05.05.2024, 09:50
Atualizado 05.05.2024, 18:25
© Reuters. Pessoas aguardam por resgate em cima de telhados em meio a enchentes em Canoas, no Rio Grande do Sul
04/05/2024 REUTERS/Renan Mattos

Por Amanda Perobelli e Eduardo Simões

CANOAS/SÃO PAULO (Reuters) - Subiu para 78 o número de mortes causadas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da última semana e ainda existem 105 pessoas desaparecidas, informou a Defesa Civil estadual no início da noite deste domingo.

Em reunião com autoridades locais e federais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou ao governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), que a burocracia da máquina pública não impedirá a chegada de recursos para reconstrução do Estado.

"Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade deste Estado", disse Lula dirigindo-se a Leite.

O presidente visitou o Estado pela segunda vez em poucos dias acompanhado de ministros e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Em suas falas na reunião, Lira e Pacheco prometeram que, já na segunda-feira, trabalharão em medidas legislativas para garantir a chegada de recursos ao Rio Grande do Sul, ao passo que Dantas assegurou que a corte de contas terá sensibilidade em entender o momento excepcional do Estado, que passa pela pior tragédia climática de sua história, ao fiscalizar o envio de recursos.

Leite, por sua vez, voltou a afirmar que o número de mortos pelas chuvas no Estado deve aumentar e classificou como "cenário de guerra" o momento vivido pelo Rio Grande do Sul. Ele também reiterou a necessidade de medidas excepcionais de "pós-guerra" para reconstruir o Estado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Porto Alegre, capital do Estado, lidava com níveis recordes do Rio Guaíba além de ruas alagadas e falta de água e energia elétrica. Os trabalhos de busca de pessoas ilhadas em telhados de casas eram feitos por integrantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das Forças Armadas, além de voluntários com barcos, botes, caiaques e jet skis.

As chuvas provocaram cheias em rios em várias regiões do Estado, além da destruição de estradas e pontes. Afetaram ainda os serviços de fornecimento de água, energia elétrica e de serviços de telefonia para centenas de milhares de pessoas. Também deixaram mais de 115 mil desalojados e afetaram, até o momento, mais de 844 mil pessoas em mais de dois terços dos 497 municípios do Estado, segundo a Defesa Civil.

Choveu neste domingo em algumas regiões do Estado, o que deve atrapalhar os esforços de resgate em locais isolados ou de difícil acesso. Além dos desaparecidos, as autoridades ainda investigam se quatro mortes registradas no Estado têm relação com as chuvas.

Em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, um dos municípios mais afetados pela tragédia, voluntários resgataram Júlio Manichesque, de 76 anos, do telhado da casa onde morava há 52 anos.

"Eu nunca vi tanta água assim", disse ele à Reuters ao ser resgatado.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o número de pessoas resgatadas já passou da casa de 20 mil pessoas. Ele alertou que as cheias dos rios devem durar por mais alguns dias, mesmo que a quantidade de chuva diminua, já que levará tempo para as águas retrocederem.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No sábado, Leite afirmou que será necessário uma espécie de "Plano Marshall" para reconstruir o Estado após as chuvas, em referência ao plano patrocinado pelos Estados Unidos para reconstruir a Europa devastada após a Segunda Guerra Mundial.

Também neste domingo, em discurso a uma multidão de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco prometeu rezar pela população gaúcha e pediu a Deus que confortes os mortos e os desalojadas.

No sábado, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) adiou as partidas que o Grêmio e o Internacional, os dois principais times do Estado, teriam na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana respectivamente nos próximos dias. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já havia adiado todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

(Reportagem adicional de Diego Vara, em Encantado, e Renan Mattos e Débora Ely, em Porto Alegre)

Últimos comentários

O Papa reza para confortar os mortos, não entendi?
Estou acompanhando as notícias diariamente...Muita pouca ajuda das forças armadas. Cadê os carros anfíbios , barcos e afins?
ERA TUDO QUE O LADRÃO QUERIA, APROVAR UMA VERBA SUPLEMENTAR NO CONGRESSO, PARA SUBIR EM CIMA DE CAIXÕES E FALAR QUE É O SALVADOR. ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR POLITICOS OPORTUNISTAS QUE NÃO FAZEM AÇÕES PARA EVITAR ESSAS TRAGÉDIAS, JUSTAMENTE POR QUE IRÃO SE BENEFICIAR COM A FARRA DE LIBERAÇÃO DE RECURSOS E DE OBRAS TAPA BURACO, SEM LICITAÇÃO. NO FUTURO TEREMOS AS NOTÍCIAS DOS DESVIOS E DA CONTA, POR VOTAR EM POLITICOS INCOMPETENTES.
Que bom que todos vieram, pois os governantes tem obrigação de mostrar consideração pelo nosso povo. Que bom que todos estão empenhados em viabilizar rapidamente os recursos para amenizar essa grave situação. Um bom começo, mas precisamos que se concretize, que os recursos cheguem nas mãos do governo do estado e das prefeituras, que estão mais próximos dos cidadãos, e que estes os utilizem de forma responsável e com eficiência. Nesse momento não me interessa se é o Lula, o Lira ou o Pacheco. Nesse momento o Bolsonaro não participa nem para o bem nem para o mau. Nesse momento não dá pra resolver o aquecimento global, não dá para realocar as casas da proximidade dos rios, não dá para replantar as florestas. A única coisa que podemos fazer é trabalharmos unidos para amenizar o sofrimento e as perdas das pessoas. Tenhamos o mínimo de humanidade e civilidade. Depois vamos precisar discutir porque, quem, como, onde e etc, para evitarmos que isso se repita.
O lularapio se aproveitando da situação quanto pior melhor pra roubar
No mínimo, mas no mínimo mesmo, agora temos um presidente que trabalha e não terceiriza a governabilidade para o congresso
ele trabalha tanto, q ficou 3 hs no Estado, pq a esbanja queria ir no Chou da Madona!!
Saudades do BozoLadrão. O verme falaria que não é coveiro e iria passear de Jetski para torrar o cartao corporativo com seus adoradores idiotas que gostam de ser roubados e idolatram o ladrão.
Problema não é a burocracia e sim a Corrupção
Agro do RS indo p saco... Continuem aumentando área de plantio e destruindo bioma nativo q logo logo a única coisa q vão produzir vai se alga...
Calado és um poeta.
Escrevendo é um autista.. Kkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.