🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Prefeito de SP diz ter pedido suspensão de contrato com a Enel

Publicado 16.11.2023, 18:03
© Reuters.  Prefeito de SP diz ter pedido suspensão de contrato com a Enel
ENEI
-

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta 5ª feira (16.nov.2023) que pediu para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) cancelar o contrato com a Enel (BIT:ENEI) por uma “inconformidade” da administração municipal com a empresa. A companhia fornece energia para 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital do Estado.

“O problema com a Enel é grave. Não é só por conta da falta de resposta nesses eventos, das rajadas de vento e das chuvas, já é um problema que a prefeitura vem discutindo há bastante tempo, eles precisam melhorar muito e o que a gente fez então? Entramos na Justiça”, afirmou. As declarações foram feitas durante visita a obras no córrego Água Espraiada, na zona sul de São Paulo.

Em 3 de novembro, um blecaute deixou 2,1 milhões de pessoas sem energia elétrica na capital paulista e na região metropolitana do Estado. A falta de energia se deu por conta do temporal com ventos de até 100 km/h e resultou na morte de 8 pessoas. Na madrugada de 4ª feira (15.nov), uma nova queda de energia foi registrada.

Segundo o prefeito, 202 mil pessoas ficaram sem energia por conta do último apagão. Ele informou que 75% dos locais onde houve blecaute tiveram os serviços restabelecidos.

Nunes também afirmou que o governo federal precisa “ter uma postura” em relação ao caso da Enel porque a prefeitura paulistana “não tem poder de fiscalização”. A distribuição de energia no Estado é privatizada desde 1998.

“Importante ressaltar que a questão da energia, a concessão é federal, a regulação e a fiscalização é federal. Então, vou falar como prefeito, não tenho inserção sobre a empresa. Tenho só que ficar ali cobrando”, disse. Ele também informou ter notificado o Procon por conta do blecaute.

Nunes afirmou que a Enel é uma “péssima” companhia para São Paulo. Mencionou que 5 UBS (Unidade Básica de Saúde) estão prontas, mas ainda aguardam a empresa para fazer a ligação de energia e que há “todo um conjunto habitacional” na Vila Olímpia, na zona oeste da capital, que a prefeitura “não consegue” inaugurar porque “a Enel já tem 5 meses que não vai fazer a ligação de energia”.

“Temos que cobrar, melhorar bastante […] É muito preocupante. Eles precisam melhorar bastante até por conta do que estamos vendo aí […] Na parte da energia, realmente deixa a desejar. Tenho a impressão de que, com toda essa cobrança, eles vão ter que melhorar”, disse.

O Poder360 procurou a Enel e a Aneel nesta 5ª feira (16.nov.2023) por e-mail para questionar a empresa e a agência sobre o cancelamento do contrato mencionado por Nunes. Até a conclusão e publicação deste texto, nenhuma resposta foi recebida.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.