Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Relator diz que CPI da Braskem não fará “caça às bruxas”

Publicado 19.03.2024, 08:10
© Reuters Relator diz que CPI da Braskem não fará “caça às bruxas”

O relator da CPI (comissão parlamentar de inquérito) da Braskem (BVMF:BRKM5) no Senado, senador Rogério Carvalho (PT-SE), disse que o objetivo das investigações não é uma “caça às bruxas”, como foi a operação Lava Jato. Segundo o congressista, o afundamento do solo em Maceió, consequência de supostas ações da mineradora, servirá como um “evento sentinela”, que levará à revisão de todo o sistema.

“Não é uma operação Lava Jato, que você vai sair pegando este setor, aquele setor. Não vamos fazer caça às bruxas, vamos querer que o sistema seja aprimorado”, disse Carvalho em entrevista ao Valor publicada nesta 3ª feira (19.mar.2024).

De acordo com o senador, a CPI deve deixar um legado para o setor de mineração, com revisão das atribuições da ANM (Agência Nacional de Mineração) e de outros órgãos reguladores.

“Como é que você tem 60 pessoas trabalhando em uma agência [na ANM] para dar conta de 40.000 minas? Como que você tem o serviço geológico do Brasil separado da Agência Nacional de Mineração? Por que não há uma escala de gravidade por tipo de mineração? A regra deve ser uniformizada para os órgãos ambientais dos Estados cumprirem. Não dá para ficar como está”, falou.

Carvalho disse que o caso em Maceió é como um “evento sentinela”. O termo é usado na medicina para se referir a eventos graves e indesejados, que podem servir de alerta para outros acontecimentos. “Não deveria acontecer, mas acontece e você utiliza para fazer uma análise de todo o sistema”, explicou. “A Braskem tem que ser um evento sentinela, sob pena de perdermos a oportunidade de fazer uma revisão sobre como a mineração é tratada no Brasil.”

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O congressista comparou o afundamento do solo em Maceió com os rompimentos de barragens em Minas Gerais. Segundo ele, ocorrências como estas mostram “negligência” e “uma ganância enorme”, sem “nenhum respeito às regras”.

Questionado sobre a possível indicação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega ao Conselho de Administração da Braskem, Carvalho minimizou os impactos. Disse que a Petrobras (BVMF:PETR4) é minoritária na empresa e “não tem voz”.

“Quem tem a maioria dos conselheiros é a própria Novonor, que é a dona da Braskem, quem manda. A Petrobras tem um diretor [na Braskem], que não tem nada a ver com mineração. Não vejo isso como um problema”, concluiu.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.