Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

3 segredos para investir bem em meio à incerteza deste ano, segundo analista

Publicado 08.02.2024, 17:45
Atualizado 08.02.2024, 17:45
© Reuters

Investing.com – Diante de um cenário de incertezas e volatilidade, os investidores acompanham de perto os fatores que influenciam o comportamento do mercado, como os balanços corporativos, os indicadores econômicos e as falas dos líderes dos bancos centrais.

Chris Iggo, diretor de investimentos da gestora de fundos AXA (EPA:AXAF) Investment Managers e presidente do AXA IM Investment Institute, alerta para "momentos de frustração nos próximos meses" nos mercados, pois, segundo ele, "a mensagem implícita dos bancos centrais [aos mercados] é que devem esperar, pois são necessárias mais evidências de uma desaceleração do crescimento".

Nesse contexto, o especialista da AXA IM manifesta sua baixa preferência pela dívida pública, da qual diz "não ser algo que mereça muita atenção", mas vê potencial em ativos de maior risco, especialmente em títulos de renda fixa com classificação de crédito baixa (high yield) e em ações do setor de tecnologia. Assim, Chris Iggo define os três temas principais de investimento nos quais se foca para 2024.

Estes são os três pontos, de acordo com Iggo, a considerar para investir este ano:

  1. O primeiro é o de juros estáveis ou em queda nos EUA e na Europa, e os bancos centrais acabarão por adotar medidas de estímulo em resposta ao desembarque suave da economia global.
  2. O segundo são as maiores oportunidades de renda em renda fixa, já que os mercados de high yield continuam a oferecer retornos ajustados ao risco superiores em um cenário em que os calotes permanecem em níveis muito controláveis.
  3. O terceiro é que a tecnologia continua sendo um motor de lucratividade em ações.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Não há provas convincentes para reduzir os juros no curto prazo. Ainda estamos no topo do platô e o meio do ano parece o momento mais provável para o primeiro corte de juros", afirma Iggo.

De acordo com este especialista, "apostar em cortes de juros acima do que já está precificado não parece um bom negócio agora. Isso também significa que não posso me animar muito com os títulos públicos, exceto do ponto de vista de carry and roll down (há muitos títulos governamentais negociando a preços muito abaixo da média devido ao que aconteceu em 2022 e 2023, que aumentarão gradualmente de preço). Como meus colegas de renda fixa, costumo repetir o mantra de que os yields não necessariamente correspondem a retornos, especialmente em horizontes relativamente curtos".

"Mas hoje, na maioria dos mercados de dívida pública desenvolvidos, provavelmente sim. Para matizar isso, quando os juros forem cortados, as curvas de rendimento do governo se tornarão mais inclinadas, para que haja ganhos de capital na parte curta e média da curva. No entanto, não é algo que deva empolgar muito. Mas é improvável que os rendimentos de referência de 10 anos se afastem muito dos níveis atuais", acrescenta.

Maior apetite pelo risco

"Tenho viajado para ver investidores na Europa nas últimas duas semanas. Começo a sentir que há mais otimismo em relação à tomada de riscos. Muitos investidores parecem compartilhar minha visão positiva sobre crédito e high yield, embora as perspectivas para as ações sejam menos claras. Há um consenso geral de que os juros atingiram o pico e que os mercados de renda fixa oferecem a perspectiva de maiores rendas, impulsionadas pelos yields, sem um risco evidente que faça subir os spreads de crédito", afirma Iggo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

O texto esta fora da realidade e nao engana mais niguem. O resultado é total descredibilidade
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.