🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Ação da Meta dispara mais de 20% após balanço e anima setor de tecnologia

Publicado 02.02.2023, 13:32
Atualizado 02.02.2023, 13:35
© Reuters. Logotipo da Meta Platforms é visto em Bruxelas, Bélgica. 06/12/2022. REUTERS/Yves Herman/File Photo
GOOGL
-
AAPL
-
AMZN
-
META
-
GOOG
-
M1TA34
-
SNAP
-

Por Aditya Soni e Medha Singh

BENGALURU, Índia (Reuters) - As ações da Meta Platforms (BVMF:M1TA34) (NASDAQ:META) disparavam mais de 20% nesta quinta-feira, contagiando o setor de tecnologia, após a dona do Facebook reduzir sua projeção de gastos e aumentar seu plano de recompra de ações em 40 bilhões de dólares.

Nessa toada, a empresa pode ver seu valor de mercado aumentar em mais de 90 bilhões de dólares e a ação registrar sua maior alta diária em uma década.

Por volta das 13:15 (horário de Brasília), os papéis saltavam 24,9%, a 190,465 dólares cada. Na máxima, chegaram a 193 dólares.

O rali da Meta beneficiava os papéis de Amazon (BVMF:AMZO34) (NASDAQ:AMZN), Apple (BVMF:AAPL34)(NASDAQ:AAPL) e Alphabet (BVMF:GOGL35)(NASDAQ:GOOGL), todas com valor de mercado de mais de 1 trilhão de dólares. As três empresas divulgam seus respectivos balanços após o fechamento do mercado.

O movimento da Meta anunciado na quarta-feira na direção de controlar os custos marca uma mudança dramática para a empresa, que gastou bilhões de dólares para transformar sua visão futurista do metaverso em realidade, mesmo enquanto seu negócio principal sofria com a forte concorrência e um mercado publicitário fraco.

Pelo menos 24 analistas aumentaram preços-alvo para as ações após o balanço, com vários dizendo que uma combinação de custos mais baixos, projeção otimista de crescimento da receita e recompra de ações aumentará o lucro por ação.

"Isso é raro", disseram analistas da Evercorse ISI, referindo-se aos desdobramentos positivos. "E as ações reagem ao raro."

O resultado também proporcionou algum alívio ao mercado após a queda dos lucros da Snap (NYSE:SNAP) divulgada na terça-feira, que derrubou as ações do setor de tecnologia.

"Depois do desastre da Snap, o fato da Meta não ter sido tão ruim trouxe incentivo para as 'mega-caps' de tecnologia", disse Fiona Cincotta, analista do City Index.

"Há também um Fed menos agressivo, que também está impulsionando a demanda por ações de crescimento e tecnologia em geral."

"Ano da eficiência"

A Meta espera que suas despesas em 2023 fiquem entre 89 bilhões e 95 bilhões de dólares, abaixo da projeção anterior de 94 bilhões a 100 bilhões de dólares. O presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, chamou o período de "Ano de Eficiência".

A estimativa reflete economias com 11.000 cortes de empregos anunciados em novembro, planos para reduzir as despesas de construção de data centers e movimentos para abandonar projetos não cruciais.

"Prometer que 2023 será um ano de eficiência sempre caiu bem com os investidores preocupados com a generosidade dos gastos direcionados ao potencial não comprovado do metaverso", disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

© Reuters. Logotipo da Meta Platforms é visto em Bruxelas, Bélgica. 06/12/2022. REUTERS/Yves Herman/File Photo

Também houve sinais de que o principal negócio de rede social da Meta estava voltando aos trilhos, já que a eficiência de monetização para o Reels no Facebook dobrou e o negócio caminha para o ponto de equilíbrio ('break-even') até o final de 2023.

A empresa, que projetou receita para o primeiro trimestre acima das estimativas do mercado, também disse que a base diária de usuários ativos do Facebook cresceu para 2 bilhões, ante 1,98 bilhão no trimestre anterior.

"A Meta está recuperando seu encanto", disseram analistas da Baird.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.