Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Ação da Paranapanema desaba mais de 20% após pedido de recuperação judicial

Publicado 01.12.2022, 13:34
Atualizado 01.12.2022, 14:41
HG
-
GLEN
-
BVSP
-
PMAM3
-
MCU
-

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Paranapanema (BVMF:PMAM3), que tem a Caixa Econômica Federal como acionista, perdiam cerca de um quarto de seu valor na bolsa de valores nesta quinta-feira, após a empresa ajuizar pedido de recuperação judicial em São Paulo.

A Paranapanema, que afirma ser a única empresa a transformar o cobre mineral em metal no Brasil, disse na noite da véspera que entrou com o pedido na 1° Região Administrativa da Comarca do Estado de São Paulo.

A companhia já vinha realizando acordos com credores nos últimos anos e atribuiu, em documento judicial, sua situação às crises econômicas de 2015 e 2016 e à pandemia de Covid-19, além de uma parada operacional em unidade na Bahia por problemas de gasoduto mais cedo neste ano.

© Reuters. Sede da B3
19/10/2021
 REUTERS/Amanda Perobelli

Às 13:17, a ação despencava 23,79%, a 4,55 reais, tendo atingido mínima a 4,50 reais mais cedo, menor cotação em cerca de 30 anos, segundo dados da Refinitiv. O papel, listado desde 1971, tem pouca liquidez na bolsa. No mesmo horário, o Ibovespa, índice do qual a Paranapanema não faz parte, cedia 1,42%.

O pedido de recuperação judicial, em caráter de urgência, se estende às controladas Centro de Distribuição de Produtos de Cobre e Paraibuna Agropecuária. O grupo, que tem a Caixa Econômica Federal (com fatia de 16,2%) e a operadora global de commodities Glencore (LON:GLEN)(com 5,7%) no seu quadro acionário, fechou o terceiro trimestre com dívida líquida de 3 bilhões de reais e emprega cerca de 1.670 pessoas.

(Por Andre Romani)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.