🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Acionistas da Santo Antônio Energia se reúnem nesta 3a-feira sobre novo aporte

Publicado 21.10.2014, 11:45
Acionistas da Santo Antônio Energia se reúnem nesta 3a-feira sobre novo aporte
ELET6
-

Por Anna Flávia Rochas

SÃO PAULO (Reuters) - Acionistas da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, se reúnem nesta terça-feira para definir um novo aporte necessário para manter obras da usina e arcar com obrigações no mercado de energia de curto prazo, disse o presidente da Eletrobras.

"Vamos discutir sobre o valor que é necessário para resolver as obrigações no mercado de curto prazo e outras despesas da obra e necessidades de caixa", disse ele a jornalistas antes de palestra no evento Power-Gen Brasil, organizado pela PennWell, em São Paulo.

Segundo ele, os acionistas da Santo Antônio Energia, entre os quais está a subsidiária da Eletrobras Furnas, discutirão sobre o valor aproximado de 1,6 bilhão de reais que já tinha sido apontado anteriormente como necessário para que a empresa cumpra com suas obrigações no curto prazo.

O executivo da Eletrobras explicou que os aportes serão feitos de forma proporcional à participação de cada acionista na empresa e que a Odebrecht já aportou cerca de 300 milhões de reais do total que havia sido apontado como necessário.

Agora, será feito um encontro de contas para definir os aportes ainda necessários proporcionais às participações de cada acionista que são: Caixa FIP Amazônia Energia (20 por cento), SAAG Investimentos (12,4 por cento), do grupo Andrade Gutierrez; Odebrecht Energia (18,6 por cento), Furnas (39 por cento) e Cemig Geração e Transmissão (10 por cento).

A Santo Antônio Energia tem enfrentado dificuldades de caixa para manter as obras na usina, enquanto tem que arcar com custos de curto prazo relacionados ao atraso da entrega de eletricidade da hidrelétrica. A empresa chegou a afirmar no passado que a manutenção das cobranças relacionadas ao atraso da entrega de energia poderia tornar a obra inviável e, atualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa recursos da empresa contra algumas dessas cobranças.

Carvalho Neto disse que espera que a Aneel vote o recurso da empresa dentro do próximo mês.

Acionistas da Santo Antônio já fizeram aportes emergenciais no passado para cumprir com as obrigações no mercado e dar andamento às obras. No início de novembro ocorre a próxima liquidação no mercado de curto prazo na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em que a empresa terá que pagar novos valores que não foram divulgados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.