Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Ações da Intel caem após perda em unidade de chips destacar diferença com TSMC

Publicado 03.04.2024, 12:23
Atualizado 03.04.2024, 12:25
© Reuters. Logo da Intel em fábrica da empresa em Chandler, EUA
02/10/2020
REUTERS/Nathan Frandino

Por Arsheeya Bajwa

(Reuters) - As ações da Intel (NASDAQ:INTC) caíam mais de 6% nesta quarta-feira, uma vez que as perdas crescentes em seu negócio de fabricação de chips sinalizaram que a empresa pode levar anos para alcançar a lucratividade da rival Taiwan Semiconductor Manufacturing Co..

Ao divulgar novos detalhes financeiros da sua unidade de fundição na terça-feira, a Intel disse que o negócio registrou perdas operacionais de 7 bilhões de dólares em 2023, em comparação com 5,2 bilhões de dólares em 2022.

"Esperávamos que a economia da fundição fosse ruim, e ela realmente é", disse Stacy Rasgon, analista da Bernstein. "É provável que ainda tenhamos vários anos de ventos contrários substanciais pela frente."

A Intel deve perder mais de 12 bilhões de dólares em valor de mercado se as perdas se mantiverem.

A empresa vem gastando bilhões de dólares para voltar a ter domínio na fabricação de chips de última geração, posição que perdeu para a TMSC, que agora é a maior fabricante de chips do mundo.

Os investimentos de capital da fabricante norte-americana classificados como "construção em andamento" totalizaram 43,4 bilhões de dólares em 30 de dezembro de 2023, em comparação com 36,7 bilhões de dólares no ano anterior.

A Intel também planeja gastar 100 bilhões de dólares em fábricas em quatro Estados dos Estados Unidos, em parte com a ajuda do financiamento do U.S. Chips Act.

O presidente-executivo Pat Gelsinger disse que as perdas operacionais de seu negócio de fabricação de chips por contrato atingiriam o pico em 2024, antes de atingir o ponto de equilíbrio por volta de 2027. O negócio foi responsável por cerca de 35% da receita líquida total da Intel em 2023.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Intel espera que o negócio de fundição tenha uma margem bruta de cerca de 40% até 2030, o que ainda ficaria atrás da margem de 53% que a TSMC informou para o quarto trimestre de 2023.

Com 19,52 bilhões de dólares apenas nos últimos três meses de 2023, a receita da TSMC também é muito maior do que os 18,9 bilhões de dólares em vendas que a unidade de fundição da Intel teve em 2023.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.