Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Ações europeias caem ao menor nível em seis semanas, sob forte peso de problemas da China

Publicado 18.08.2023, 14:13
© Reuters. Operador acompanha movimentação de ações na Allianz Global Investors em Paris
24/08/2015    REUTERS/Regis Duvignau

Por Shashwat Chauhan e Ankika Biswas

(Reuters) - As ações europeias caíram para o nível mais baixo em seis semanas nesta sexta-feira, pressionadas pelos setores financeiro e de saúde, já que as preocupações com as taxas de juros em todo o mundo permanecerem altas por mais tempo e as perspectivas de crescimento cada vez mais fracas na China prejudicaram o sentimento de risco.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,61%, a 448,44 pontos, na quarta sessão consecutiva em baixa e no menor nível desde 7 de julho.

O salto dos rendimentos dos títulos pressionou as ações nesta semana, com o STOXX 600 em uma queda semanal de mais de 2%.

Afetando ainda mais as perspectivas econômicas da China, a construtora China Evergrande Group (HK:3333) entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA, enquanto um pacote de medidas do regulador de valores mobiliários da China para reanimar o mercado de ações não conseguiu aumentar a confiança dos investidores à luz de uma economia lenta.

Empresas de luxo expostas à China como LVMH, Kering (EPA:PRTP) e Hermès recuaram de 0,7% a 1,1%  devido às crescentes preocupações com o crescimento econômico fraco na segunda maior economia do mundo.

O HSBC, o maior banco da Europa, e o Prudential (LON:PRU), com sede no Reino Unido, que também fazem negócios na China, cederam 1,4% e 3,2%, respectivamente, e o Barclays (LON:BARC) reduziu seu preço-alvo para o Prudential.

Quedas de mais de 1% na Novo Nordisk, AstraZeneca e Roche Holding pesaram no setor de saúde.

O setor de mineradoras, que também são afetadas pelos desdobramentos na China, perderam 1,5%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Enquanto isso, dados mostraram que a inflação da zona do euro desacelerou ainda mais e até mesmo as pressões de preços subjacentes parecem ter atingido o pico, o que diminuiu a pressão sobre o Banco Central Europeu para continuar a elevar os juros após seu ciclo de alta mais rápido já registrado.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,65%, a 7.262,43 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,65%, a 15.574,26 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,38%, a 7.164,11 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,42%, a 27.761,98 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,11%, a 9.267,70 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,07%, a 5.984,98 pontos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.