🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

AES Tietê avalia disputar leilões para novas usinas de energia com projeto solar

Publicado 07.11.2017, 15:03
Atualizado 07.11.2017, 15:10
© Reuters.  AES Tietê avalia disputar leilões para novas usinas de energia com projeto solar
RNEW11
-
AESB3
-

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica AES Tietê (SA:TIET11), do grupo norte-americano AES, avalia disputar leilões de energia para novas usinas agendados pelo governo para dezembro, nos quais a empresa poderia cadastrar empreendimentos de geração solar, disse em teleconferência nesta terça-feira o presidente da AES Brasil, Julian Nebreda.

O movimento faz parte de uma estratégia da AES Tietê de ter 50 por cento de sua geração de caixa proveniente de usinas de fontes renováveis não hídricas e com contratos de longo prazo até 2020, o que passará também por aquisições e investimentos em projetos de geração própria para clientes comerciais e industriais, chamados de "cogeração" ou "geração distribuída".

"Estamos avaliando participar do leilão de dezembro com um projeto solar. E por que vamos fazer um projeto solar? Porque solar tem um tempo de desenvolvimento muito curto, podemos desenvolver rapidamente. Está dentro da estratégia da companhia", apontou Nebreda.

A AES Tietê anunciou a busca por expansão em renováveis como usinas eólicas e solares no início deste ano, após uma sequência de temporadas de chuvas abaixo da média na região das hidrelétricas do Brasil que tem impactado o faturamento das empresas que operam hidrelétricas.

Até o momento, a companhia apostou em aquisições para cumprir a meta, como a compra do parque eólico Alto Sertão II junto à Renova Energia (SA:RNEW11), já em operação, e a aquisição de dois projetos solares a serem implementados.

"Trabalhamos em algumas frentes para essa estratégia, e a principal tem sido a aquisição de ativos... Uma segunda frente é a geração distribuída... Estamos nos posicionando, e nosso foco são principalmente projetos em energia solar e cogeração a gás", apontou a diretora de Relações com Investidores da AES Tietê, Clarissa Accorsi.

Os projetos de geração distribuída ou cogeração são encomendados por clientes e desenvolvidos e implementados pela AES Tietê, e são parte também da adaptação da companhia aos "avanços tecnológicos" no setor elétrico, segundo a executiva.

A AES Tietê fechou o terceiro trimestre com lucro de 37,9 milhões de reais, queda de 61 por cento ante mesmo período do ano passado. A geração de caixa da companhia, medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) caiu 25 por cento no período, para 160,5 milhões de reais.

(Por Luciano Costa)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.