Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Airbus monitora situação da Itapemirim após suspensão de voos

Publicado 25.12.2021, 15:07
© Reuters.  Airbus monitora situação da Itapemirim após suspensão de voos
AIR
-
GOLL4
-
LTM
-
AZUL4
-

A Airbus (PA:AIR), uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, monitora a situação da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), que suspendeu suas operações no último dia 17, informou a assessoria da companhia à Bloomberg Línea. A novata da aviação comercial brasileira, que fez seu voo inaugural no dia 29 de junho, tem uma frota formada por sete modelos da Airbus, que foram alugados por empresas de leasing. Além disso, a Airbus tem um contrato de manutenção de peças com a empresa capixaba.

Por enquanto, a Itapemirim garante que não há motivo para preocupação, alegando que sua suspensão é temporária. A companhia fala em voltar a voar em fevereiro do no que vem, embora a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) tenha cassado seu certificado de operador aéreo. Em resposta ao Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, a ITA disse que a projeção para a retomada das atividades é 17 de fevereiro de 2022.

A suspensão dos voos afetou 45.887 passageiros, que tinham bilhetes para voar até o próximo dia 31 de dezembro. A ITA assegura que nos dois primeiros dias úteis após a suspensão temporária de suas operações já foram processados R$ 7,8 milhões em pedidos de reembolso junto às operadoras de cartão de crédito. “Os valores serão estornados aos clientes diretamente na fatura do cartão de crédito em um prazo de até 30 dias”, informou a companhia, no último dia 21.

A frota da ITA é composta por seis aeronaves do modelo Airbus A320 e um Airbus A319. A companhia já negou que tenha iniciado conversas com as empresas de leasing ALAFCO, Carlyle Aviation Partners e Deucalion Aviation para devolver as aeronaves. O que sustenta essa posição da ITA é que, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), não houve ainda demissões. Segundo o presidente do SNA, Ondino Dutra, a ITA tem 440 tripulantes, sendo 138 pilotos e 302 comissários.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Dados divulgados pela Anac mostram que, em novembro, a ITA já era a quarta maior empresa aérea do Brasil, com 1,4% do mercado. A Latam (SN:LTM) foi, pelo quarto mês seguido, a empresa aérea líder do mercado aéreo brasileiro. Nos dados que a agência divulgou no último dia 23 para o mês de novembro, a Latam alcançou 37,6% de participação de mercado. A Azul (SA:AZUL4) aparece em segundo lugar com 31%, enquanto a Gol (SA:GOLL4) está em terceiro com 29,6%.

Pertencente ao grupo Itapemirim, que está em recuperação judicial, a ITA estava com dificuldades de pagar salários e benefícios de seus funcionários, além de fornecedores. A companhia aérea não informou ainda como vai superar as dificuldades financeiras. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, no último dia 22, o dono da ITA, Sidnei Piva, disse que negocia com investidores aportes na empresa. Para retomar as operações, a Anac terá de autorizar e conceder um novo certificado de operador aéreo.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Últimos comentários

Na boa....criaram a empresa quebrada...só 171...ANAC sem vergonha...rsrs
Eu ainda acredito na honestidade do gestor da companhia e tenho certeza que as coisas irão se acertar num breve intervalo de tempo.
Deveriam ser mais sinceros com a população que confiou no projeto.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.