Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Alckmin diz apostar em estabilidade do dólar ante o real após alta recente

Publicado 25.04.2024, 11:22
© Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira que aposta em uma estabilidade do dólar ante o real após a valorização recente da moeda norte-americana no país.

Falando a jornalistas em evento no Rio de Janeiro, Alckmin disse já estar vendo flutuações sem grandes oscilações no câmbio após a alta do dólar na semana passada.

"Nosso câmbio é flutuante e ele está flutuando sem grandes oscilações", afirmou Alckmin. "Acredito que o câmbio vai se estabilizar. É natural que ele oscile, mas é um câmbio competitivo que está ajudando as exportações."

Na última semana, o dólar teve uma valorização global após a redução das expectativas de participantes do mercado em relação a cortes de juros pelo Federal Reserve devido a dados fortes de inflação nos Estados Unidos, além das contínuas tensões geopolíticas no Oriente Médio.

No Brasil, a moeda norte-americana atingiu seu maior valor de fechamento ante o real em mais de um ano, aproximando-se do patamar de 5,27 reais. O cenário do câmbio brasileiro também tem sido atribuído a uma maior incerteza em relação ao compromisso fiscal do governo.

Desde então, o dólar tem recuado ante o real. Na quarta-feira, a moeda norte-americana fechou em 5,1492 reais na venda.

Na conversa com jornalistas, Alckmin mostrou confiança de que a taxa básica de juros terá uma nova queda na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), em maio. Ele apontou que a Selic, atualmente em 10,75%, continua elevada no país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O juros ainda é alto, mas ele está em ritmo de queda e deveremos ter mais uma queda importante na próxima reunião do Copom", disse o vice-presidente.

Diante dos panoramas doméstico e externo, especialistas consultados pelo BC em sua pesquisa Focus elevaram suas projeções para a taxa Selic neste ano e no próximo. O levantamento mostra que a estimativa para a Selic ao final de 2024 subiu a 9,50%, de 9,13%, enquanto a projeção para 2025 foi a 9,0%, depois de 19 semanas em 8,50%.

Na ata de sua reunião mais recente, o Copom projetou um sétimo corte consecutivo de 0,5 ponto percentual nos juros no encontro de maio, mas retirou a orientação futura de cortes no mesmo valor para suas futuras decisões, argumentando haver ainda incerteza no ambiente externo e na inflação doméstica.

(Por Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro, e Fernando Cardoso, em São Paulo)

Últimos comentários

historicamente a taxa de juros que equilibra o risco país sempre esteve com 2 casas decimais. Diminuir isso só vai desvalorizar a moeda.... é melhor parar de cortar e manter o câmbio como está do que perder o controle e ter que correr atrás do prejuízo depois.... quer cortar mais a Selic? DIMINUI O RISCO DE INVESTIR AQUI NO BRASIL ANTES! Senão vai dar muito ruim!
esse aí voltou a cena do crime junto com o meliante.
Aumento da Selic? Isto é que dá votar em comunistas! Estavamos no caminho certo, mas......
Outro que jogou a biografia no lixo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.