Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ambev tem lucro de R$6,9 bi no 4º tri beneficiada por créditos tributários

Publicado 25.02.2021, 09:31
© Reuters. AmBev
USD/BRL
-
ABEV3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Ambev (SA:ABEV3) teve lucro líquido de 6,9 bilhões de reais no quarto trimestre de 2020, alta de 63,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, em resultado beneficiado por créditos tributários, mas também marcado por crescimento de volumes e receitas, enquanto as margens no período recuaram.

Em termos ajustados, o lucro ficou em 7 bilhões de reais, alta de 51,2% ano a ano, de acordo com dados divulgados pela fabricante de bebidas nesta quinta-feira.

A companhia explicou que os resultados do período foram impactados positivamente por 4,3 bilhões de créditos tributários extemporâneos decorrentes da decisão do Supremo Tribunal Federal de 2017 pela inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins.

Nos últimos três meses de 2020, a Ambev vendeu 50,9 milhões de hectolitros, crescimento orgânico de 7,6%, com a companhia atribuindo o desempenho ao forte desempenho de Cerveja Brasil (+11,9%, para 26,4 milhões de hectolitros) e recuperação consistente da América Latina Sul.

"Em Cerveja Brasil, de acordo com as nossas estimativas, superamos o desempenho da indústria mais uma vez", afirmou no material de divulgação do balanço.

A receita líquida totalizou 18,6 bilhões de reais, o que representa uma expansão orgânica de 13,4%. Apenas no Brasil, a receita líquida cresceu 19%, com o volume mostrando elevação de 10,6% e a receita líquida por hectolitro (ROL/hl) subindo 7,6%.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou 8,9 bilhões de reais, uma queda orgânica de 0,1% ano a ano, com a margem recuando 5 pontos, para 48,2%. A margem bruta também caiu para 55,8%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Projeções compiladas pela Refinitv apontavam lucro líquido de 3,931 bilhões de reais e Ebitda de 7,109 bilhões de reais.

Para 2021, a Ambev espera enfrentar impactos significativos de câmbio, assim como de commodities, que pressionarão a margem Ebitda. Nossa taxa média de hedge de real por dólar para 2021 é de 5,29 reais (+31,9%).

"Como resultado, esperamos que nosso CPV (custo de produto vendido) excluindo depreciação e amortização por hectolitro aumente entre 20% e 23% em Cerveja Brasil", estimou a empresa.

Por outro lado, a companhia disse que começou o ano com o "forte momentum" em termos de receita, liderado por um crescimento maior que 10% no volume de Cerveja Brasil, mesmo sem as habituais festividades de carnaval.

"O crescimento do volume, juntamente com o melhor desempenho da ROL/hl, graças à implementação de nossa estratégia comercial e melhor mix, serão dois dos principais drivers para compensarmos parcialmente as pressões sobre o custo."

Últimos comentários

Cadê os proventos ?
Com essas informacoes e num período que estamos vivendo de pandemia, o papel tende a subir muito..👊👊
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.