Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Aneel aprova elevação média de 3,54% das tarifas da Light para 2024

Publicado 12.03.2024, 16:31
Atualizado 12.03.2024, 16:36
© Reuters. Estrutura de distribuição de energia
16/05/2018
REUTERS/Rafael Marchante

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira uma elevação de 3,54%, em média, das tarifas da distribuidora fluminense Light (BVMF:LIGT3), com os novos valores entrando em vigor em 15 de março.

O reajuste anual terá efeito distinto por classes de consumidores. Aqueles ligados em baixa tensão, como os residenciais, perceberão um aumento tarifário médio de 4,05%, enquanto os de alta tensão terão impacto de 2,45%.

 

O percentual de reajuste tarifário da Light ficou superior ao proposto inicialmente pela Aneel, de -0,06%, devido a uma abordagem mais "conservadora" da agência sobre compensações, aos consumidores, de valores cobrados a mais na conta de energia antes da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Diante de incertezas levantadas pelos diretores da Aneel no processo de devolução dos créditos tributários, a diretora-relatora, Agnes da Costa, revisou seu voto sobre o reajuste por "precaução", considerando que os elevados valores a serem ressarcidos aos consumidores poderiam desequilibrar a concessão da Light.

Atendendo mais de 30 municípios do Rio de Janeiro, a Light entrou em recuperação judicial no ano passado e tenta reestruturar cerca de 11 bilhões de reais em dívidas.

A distribuidora do grupo também busca uma revisão extraordinária de suas tarifas, ainda não apreciada pela Aneel, alegando que os percentuais de perdas não técnicas (furtos de energia, por exemplo) de sua concessão precisam ser readequados.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

As tarifas do gato permanecem inalterados.
Depende da milicia... Se for da Barra da Tijuca, é mais caro.
Finalmente um comentário seu descente.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.