Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Aneel nega recurso da Enel SP e mantém multa de R$165,8 mi por apagão em 2023

Publicado 09.04.2024, 12:49
Atualizado 09.04.2024, 13:15
© Reuters. Logo da Enel
5/02/2020
REUTERS/Flavio Lo Scalzo

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira recurso apresentado pela Enel (BIT:ENEI) São Paulo e manteve a aplicação de uma multa de 165,8 milhões de reais pela atuação da distribuidora no apagão em novembro do ano passado, que afetou milhões de consumidores da capital paulista e região metropolitana.

Segundo o relator do processo na Aneel, diretor Ricardo Tili, não foram identificados motivos para anular a aplicação da multa conforme solicitado pela concessionária. A Enel São Paulo não retornou imediatamente a pedido de comentário.

O auto de infração emitido em fevereiro apontou uma conduta considerada inadequada por parte da Enel para restabelecer os serviços aos milhões de consumidores afetados na forte tempestade ocorrida em 3 de novembro no Estado de São Paulo.

Na ocasião, ventos que superaram 100 km/h derrubaram árvores e danificaram vários pontos da rede elétrica aérea, o que segundo a distribuidora dificultou os trabalhos de recomposição dos serviços.

"Não está em discussão na aplicação dessa penalidade a intensidade dos ventos em São Paulo, não é isso que está em discussão... Não adianta vir aqui mostrar árvore caída... A questão aqui é o tempo ou como foi recuperada a rede e o atendimento aos consumidores", observou o diretor Hélvio Guerra, durante reunião da Aneel nesta terça-feira.

De acordo com o regulador, houve demora da Enel São Paulo para alocar equipes para atendimento à ocorrência, com maior mobilização de equipes próprias e terceirizadas apenas três dias depois da tempestade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A fiscalização realizada após o apagão também identificou que a concessionária paulista tem demorado cada vez mais para restabelecer energia a consumidores em eventos de interrupções. O desempenho da Enel São Paulo nesse índice é pior que o da maioria das distribuidoras, alcançando 10,62 horas contra 6,82 horas da média nacional.

A concessionária tem piorado ainda no atendimento de emergências nos últimos anos. Segundo a Aneel, o principal problema identificado é no tempo médio de preparação (TMP), associado à dimensão das equipes: de 2022 a outubro de 2023, o TMP da Enel São Paulo foi 95% superior ao da média das outras distribuidoras do Estado de São Paulo.

A distribuidora do grupo italiano Enel está sob forte pressão de autoridades desde o ano passado por causa de problemas recorrentes no fornecimento de energia. No início do mês, o Ministério de Minas e Energia determinou à Aneel a abertura de processo disciplinar que pode levar à caducidade da concessão.

Segundo a Aneel, já foram aplicadas à Enel São Paulo multas e compensações financeiras aos consumidores por falhas no serviço no valor mais de 700 milhões de reais nos últimos seis anos.

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.