Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Aneel propõe redução média de 5,89% das tarifas da Light após judicialização

Publicado 11.10.2022, 11:11
Atualizado 11.10.2022, 12:35
© Reuters.

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu nesta terça-feira uma consulta pública sobre um reajuste extraordinário das tarifas da distribuidora Light (BVMF:LIGT3), propondo uma redução média de 5,89% aos consumidores.

A distribuidora fluminense já passou por reajuste anual em março, quando as tarifas tiveram elevação média de 14,68%. Porém, esses valores devem agora ser revistos por causa de uma lei aprovada em junho que determinou a devolução integral, aos consumidores, de créditos tributários conquistados pelas distribuidoras após a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins nas contas de luz.

A abertura de consulta pública pela Aneel ocorre após a judicialização desse caso pela Light, que considerou a lei inconstitucional e entrou com ações na Justiça para impedir a revisão extraordinária de suas tarifas anteriormente.

"A Aneel está obrigada, por força da decisão judicial proferida em favor da Light, a realizar consulta pública previamente à deliberação de mérito", explicou Helvio Guerra, diretor relator do processo na Aneel, em reunião nesta terça-feira.

A consulta pública, que fica aberta por 45 dias, pode levar a uma redução média de 5,89% das tarifas da Light, que atende cerca de 4 milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro. Estima-se um efeito médio de -5,68% para os consumidores ligados na alta tensão e de -6,00% para os de baixa tensão.

Os cálculos levaram em conta cerca de 1,85 bilhão de reais em créditos tributários de PIS/Cofins a serem revertidos aos consumidores via redução de tarifas.

A devolução desses créditos tem sido um fator importante de redução das tarifas de energia e, consequentemente, da pressão inflacionária que verifica-se no início deste ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Outras distribuidoras também questionaram o teor da lei que obrigou a devolução integral desses créditos tributários, por entenderem que parte desses valores são de direito das empresas. No caso específico da Light, a agência de crédito Fitch Ratings avaliou que o repasse poderia pressionar o perfil de crédito da companhia.

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.