Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Anglo American rejeita proposta de aquisição de US$39 bi pela BHP

Publicado 26.04.2024, 08:34
© Reuters. Logo da Anglo American.  REUTERS/Siphiwe Sibeko/File Photo

Por Melanie Burton e Clara Denina

MELBOURNE/LONDRES (Reuters) - A Anglo American (JO:AGLJ) rejeitou nesta sexta-feira a proposta de aquisição feita pela mineradora rival BHP de 31,1 bilhões de libras (39 bilhões de dólares), dizendo que a oferta subvalorizava significativamente a mineradora listada em Londres e suas perspectivas futuras.

"A proposta da BHP é oportunista e não valoriza as perspectivas da Anglo American, ao mesmo tempo em que dilui significativamente a participação relativa dos acionistas da Anglo American em relação aos acionistas da BHP", disse o presidente da Anglo, Stuart Chambers, em um comunicado.

A Reuters informou na quinta-feira, citando duas fontes, que a administração da Anglo não considerou a proposta atraente, já que alguns investidores e analistas a consideraram oportunista.

A BHP, a maior empresa de mineração listada do mundo, ofereceu aos acionistas da Anglo, na quinta-feira, 25,08 libras por ação, um prêmio de 31% em relação ao fechamento do mercado na quarta-feira, fazendo com que as ações da Anglo, listada em Londres, subissem 16%.

Uma condição de sua proposta é que a Anglo primeiro distribua aos acionistas suas participações na Anglo American Platinum e na Kumba Iron Ore, ambas operando na África do Sul, onde a BHP não possui ativos.

Na sexta-feira, a Anglo disse que a estrutura oferecida era "altamente desinteressante... dada a incerteza e a complexidade inerentes à proposta, e os riscos significativos de execução"

A BHP não fez comentários imediatos sobre a rejeição da Anglo. As ações da Anglo caíram 0,6% no início do pregão.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As ações da BHP fecharam em queda de 4,6% na Austrália na sexta-feira. Na quinta-feira não houve negociação das ações da empresa, já que o mercado acionário australiano estava fechado por causa de um feriado.

Dúvidas sobre os riscos jurisdicionais na África do Sul e em outras regiões e preocupações de que os negócios da Anglo American tenham uma margem menor do que os da BHP levaram a um "sell off" de ações, disse Kaan Peker, analista da RBC Capital Markets em Sydney.

"Acho que essa incerteza está resultando em uma pequena redução do que os investidores estão dispostos a pagar pelos lucros futuros", disse Peker.

Alguns investidores da BHP também ainda não se convenceram dos méritos do negócio.

"Estou um pouco surpreso que o negócio não seja um acordo fechado. Isso provavelmente significa que a BHP precisará oferecer mais para conquistar os acionistas e a administração e corre o risco de criar uma animosidade prejudicial", disse Brenton Saunders, gerente de portfólio da Pendal.

"O negócio é complicado, pois a Anglo tem uma estrutura complicada, com várias partes móveis, como a AngloPlats, a Kumba e a De Beers. Não está claro como a BHP agrega valor ao negócio se for obrigada a oferecer consideravelmente mais."

Está crescendo o consenso de que a BHP terá de adoçar sua oferta para concretizar o negócio. A BHP tem até 22 de maio para fazer uma oferta vinculante.

Um acordo, se bem-sucedido, seria a maior aquisição de mineração do mundo em 2024 e estaria entre os 10 maiores acordos do setor, de acordo com dados da LSEG.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As atenções estão se voltando agora para as preocupações antitruste, com fontes do setor citando os órgãos reguladores dos principais clientes da BHP, a China, para o cobre, e o Japão e a Índia, para o carvão siderúrgico, como possíveis obstáculos ao negócio.

(Reportagem de Melanie Burton em Melbourne, Scott Murdoch em Sydney e Clara Denina em Londres; reportagem adicional de Archisma Iyer em Bengalaru; redação de Miyoung Kim)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.