Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

ANP: Diretoria suspende revisão do PD de Tupi e aceita tentar acordo com Petrobras

Publicado 29.03.2024, 10:16
Atualizado 29.03.2024, 10:16
ANP: Diretoria suspende revisão do PD de Tupi e aceita tentar acordo com Petrobras

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu suspender a proposta da Petrobras (BVMF:PETR4) de revisão do Plano de Desenvolvimento (PD) do campo de Tupi, maior campo produtor de petróleo do País, até que se resolva a controvérsia sobre a sua formação. A agência aceitou tentar um acordo, proposta feita pela Petrobras, segundo o relator do processo, o diretor da ANP, Fernando Moura.

A Petrobras defende que Tupi inclui dois campos - Tupi e Cernambi -, enquanto a ANP considera um reservatório único, o que faz a estatal pagar mais Participação Especial (PE), por se tratar de um campo de grande produtividade. A discussão foi parar na Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), em 2014, e até hoje não teve solução.

A proposta de um acordo com a Petrobras foi aprovada por unanimidade em reunião de diretoria nesta sexta-feira, 28. A agência aceitou reiniciar as discussões, mas para isso quer que a companhia retire a queixa na CCI.

O pedido de revisão do campo de Tupi tem por objetivo prorrogar o período de vigência da concessão, previsto para se encerrar em 2037, mas que após novas descobertas a estatal julgou que precisaria de mais tempo.

"Novas oportunidades para o campo foram identificadas e demandam investimentos de tal monta, que requerem prazo além de 2037", informou Moura. Ele afirmou que o acordo pode ser positivo para o poder público, e indicou pela aprovação da proposta, o que foi respaldado pelos demais membros da diretoria da agência.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Recomendo o engajamento para o acordo com a Petrobras que pode encerrar o processo mais rápido e de forma menos custosa. A depender de termos, o tal acordo pode ser vantajoso ao setor publico", afirmou Moura.

O campo de Tupi fica no bloco BM-S-11, no pré-sal da bacia de Santos, e é explorado pelo consórcio formado pela Petrobras (65%, Operadora), Shell (NYSE:SHEL) (25%) e Petrogal (10%). A concessão foi adquirida em 2010.

Últimos comentários

Petrobras 🇧🇷 é questão de soberania nacional!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.