Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

ArcelorMittal fecha acordo de R$440 mi para reparar danos após desocupação em Itatiaiuçu

Publicado 20.06.2023, 10:09
Atualizado 20.06.2023, 10:10
© Reuters. Logo da ArcelorMittal
16/01/2023
REUTERS/Benoit Tessier

(Reuters) - A ArcelorMittal SA (LON:0RP9) assinou na segunda-feira acordo de 440 milhões de reais para a reparação de danos causados às comunidades e ao município de Itatiaiuçu (MG) em razão do acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), que levou à desocupação preventiva de moradores da comunidade em fevereiro de 2019. 

O montante, acordado com a Comissão Representativa dos Atingidos e Atingidas de Itatiaiuçu, a Prefeitura de Itatiaiuçu e os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPMG), inclui os valores já desembolsados pela empresa com as ações de reparação coletiva até agora.

"Serão 300 milhões de reais adicionais, além do compromisso de manutenção da assessoria técnica independente por cinco anos", afirmou a ArcelorMittal em comunicado à imprensa nesta terça-feira.

Em 2019, a ArcelorMittal decidiu retirar cerca de 30 famílias de casas próximas à mina de Serra Azul (BVMF:AZUL4), em Itatiaiuçu, após atualizar estudo sobre áreas que poderiam ser atingidas em um caso hipotético de rompimento de barragem que atende ao empreendimento.

No comunicado nesta terça-feira, a companhia reforçou que a barragem da Mina de Serra Azul está desativada desde 2012 e o monitoramento da estrutura é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, com atualizações diárias à Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.