Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

As 12 ações preferidas das corretoras para janeiro

Publicado 03.01.2018, 12:38
As 12 ações preferidas das corretoras para janeiro
BVSP
-
RAIL3
-
BBAS3
-
BBDC4
-
B3SA3
-
CCRO3
-
CSNA3
-
FIBR3
-
GGBR4
-
ITUB4
-
PETR4
-
RADL3
-

Arena do Pavini - Queda dos juros, inflação sob controle, maior crescimento da economia brasileira e empresas mais saudáveis, com dívidas menores e maiores lucros, além de um cenário externo de crescimento moderado e juros baixos, animam os analistas de ações neste ano de 2018. As projeções para o Índice Bovespa variam, de 85 mil pontos no caso da Socopa Corretora e do BB Investimentos a 90 mil pontos na Bradesco (SA:BBDC4) Corretora, com ganhos de 9% a 15%, respectivamente em relação ao recente recorde de 77.891 pontos.

São retornos relativamente baixos em relação aos mais de 20% dos dois anos anteriores, mas bem acima dos juros básicos, que devem cair para 6,75% ao ano em fevereiro e continuar assim até dezembro. Essa menor rentabilidade da renda fixa é um dos fatores apontados pelos analistas para a alta da bolsa, com o aumento dos investimentos de fundos de pensão e pessoas físicas. A fatia desses investidores ainda é muito pequena, 17% e 20% do volume negociado, em um mercado acionário dominado totalmente pelos estrangeiros, com 50% do volume.

O principal risco ainda é a parte fiscal do país, que segue bastante complicada, e que por sua vez depende da eleição presidencial para que esse cenário benigno se prolongue. Como diz Dalton Gardiman, economista-chefe da Bradesco Corretora, o mercado trabalha com uma alta da bolsa de dois anos, enquanto o banco acredita que este ano pode marcar um ciclo de crescimento que pode durar até cinco anos dependendo do próximo presidente e do ajuste fiscal. E aí o índice pode superar os 100 mil pontos. Ou, como diz a Guide Investimentos, é a partir de 2019 que o cumprimento das metas fiscais se tornará ainda mais difícil com o aumento do déficit da Previdência.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sinais da retomada nas carteiras de ações

A retomada do crescimento está presente na carteira de janeiro da maioria das corretoras, conforme levantamento feito pelo Portal do Pavini. Além de Petrobras (SA:PETR4), maior empresa brasileira ligada a um insumo fundamental para o crescimento, há empresas de consumo como BR Foods e Raia Drogasil (SA:RADL3). Também ligados ao consumo, mas via crédito, estão os bancos, como Itaú e Banco do Brasil (SA:BBAS3). E indiretamente, CSN (SA:CSNA3), fornecedora de aço para fábricas de automóveis e bens duráveis e ainda com uma fatia em mineração com sua mina de Casa de Pedra. Infraestrutura e logística aparecem com CCR (SA:CCRO3), Rumo (SA:RAIL3) e Gerdau (SA:GGBR4). E a B3 (SA:BVMF3) com o crescimento do próprio mercado de capitais, que deve manter o ritmo forte de aberturas de capital do fim do ano passado e os volumes negociados altos.

Mas o risco político pode influenciar bastante o mercado, provocando maiores oscilações. Essa volatilidade começará cedo, com a votação no dia 24 da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do tríplex do Guarujá no Tribunal Regional Federal da 4º Região, que pode tornar o líder das pesquisas inelegível. Há ainda a votação da reforma da Previdência, que deve ser retomada em 19 de fevereiro, após o Carnaval, e a instabilidade dos mercados mundiais, com a Coreia do Norte e seus mísseis e o instável Oriente Médio.

Um pouco de cautela

Por isso, corretoras como a Planner também escolheram ações mais defensivas, como as exportadoras Fibria (SA:FIBR3) Celulose ou a Vale ou os próprios bancos, como Itaú Unibanco (SA:ITUB4). A expectativa, porém, é que a disputa pela Presidência não comprometa o crescimento do país neste ano, mas pode afetar a tendência dos próximos, o que será antecipado pelo mercado de ações. O Bradesco estima uma chance de 20% de o ajuste fiscal não avançar, o que poderia levar o Índice Bovespa de volta para os 50 mil pontos. Mas a maior probabilidade é de continuidade, com 80%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Abaixo, as ações mais citadas pelas corretoras e as carteiras de cada instituição.

As preferidas das corretoras Janeiro 2018

CódigoIndicações
Petrobras PNPETR48
BR Foods ONBRFS35
Gerdau PNGGBR45
Itaú Unibanco PNITUB45
Rumo Logística ONRAIL35
Banco do Brasil ONBBAS34
B3 ONBVMF34
CCR ONCCRO34
CSN ONCSNA34
Fibria Celulose ONFIBR34
RaiaDrogasil ONRADL34
Vale ONVALE34

Continuação em Arena do Pavini

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.