Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Big Mac vira Big Tech, com alguns contratempos

Publicado 16.03.2024, 15:25
Atualizado 16.03.2024, 15:30
© Shutterstock

Por Waylon Cunningham

SAN ANTONIO, TEXAS (Reuters) - Quando o McDonald’s abriu pela primeira vez, na década de 1940, os funcionários ficavam atrás de balcões físicos, os hambúrgueres e batatas fritas eram listados em menus de papel e os clientes pagavam em dinheiro aos caixas humanos.

Que pitoresco.

Hoje a tecnologia está tão presente em todos os aspectos do negócio do McDonald's (NYSE:MCD) que seria apenas um pequeno exagero chamá-la de uma empresa de tecnologia que, por acaso, vende hambúrgueres.

Aplicativo do McDonald’s para celular; quiosques que recebem pedidos sem ter funcionários; menus digitalizados que mudam com base nas tendências, no clima e muito mais; e até mesmo a sua IA generativa - juntas, essas iniciativas permitem que o McDonald’s realize vendas adicionais e aumente sua produtividade, trazendo bilhões de dólares à empresa, que tem 40.000 postos de atendimento em cerca de 100 países.

No entanto, essa mesma tecnologia também pode colocar o McDonald's em uma situação delicada.

Na sexta-feira, quedas no sistema afetaram as lojas do McDonald's em alguns de seus maiores mercados globais, incluindo Japão, Austrália e Reino Unido, fazendo com que muitas lojas aceitassem temporariamente apenas dinheiro ou que fechassem totalmente.

O McDonald's não revelou o quão generalizadas foram as interrupções, mas na tarde de sexta-feira, 12 horas após os cortes terem sido relatados pela primeira vez, uma loja de San Antonio, Texas, não estava aceitando pedidos em seu aplicativo nem pagamento em dinheiro.

Em comunicado, o McDonald’s disse que a queda foi causada por um fornecedor terceirizado não identificado durante uma “mudança na configuração”. Solicitado a fazer um comentário sobre o caso, o McDonald's referiu-se a essa declaração. O McDonald's Japan pediu desculpas no sábado pelo inconveniente, dizendo que todos os seus restaurantes e serviço de entrega estavam operando normalmente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A gigante do hambúrguer havia sinalizado que algo assim poderia acontecer, pelo menos para Wall Street.

“Cada vez mais nós dependemos de sistemas da tecnologia”, escreveram os advogados da empresa em seu relatório anual da Securities and Exchange Commission (a CVM dos EUA) em 22 de fevereiro. “Qualquer falha ou interrupção desses sistemas pode impactar significativamente nossas operações ou as de nossos franqueados, ou as experiências e percepções de nossos clientes”.

Até a IA é citada no relatório, que afirma que “as ferramentas de inteligência artificial que estamos incorporando em certos aspectos de nossas operações de restaurante podem não gerar a eficiência pretendida e podem impactar nossos resultados de negócios”.

No entanto, é pouco provável que a paralisação generalizada de sexta-feira mude a estratégia de longo prazo do McDonald´s de aprofundar a sua confiança na tecnologia.

O McDonald’s quer que mais clientes façam pedidos em seus canais digitais, como o aplicativo e os quiosques, que, em 2022, já representaram um terço de suas vendas nos principais mercados.

Últimos comentários

gostaria de saber sobre os reflexos nos índices das ações dessa empresa? Grato.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.