Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Binatural prevê alta de 20% ao ano na produção de biodiesel de olho em mistura maior

Publicado 13.12.2023, 19:01
© Reuters. Soja
31/01/2019
REUTERS/José Roberto Gomes
BG
-

Por Ana Mano e Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Binatural pretende aumentar sua produção de biodiesel em 20% ao ano até atingir 650 milhões de litros em 2026, disse o CEO Andre Lavor em uma entrevista na quarta-feira, acrescentando que a empresa precisará expandir sua capacidade para atender à demanda futura do Brasil com a crescente mistura do biocombustível no diesel.

Lavor disse que o setor precisará de investimentos, possivelmente também de empresas estrangeiras, para atender à demanda por fontes de energia mais limpas.

Ele disse que, considerando a expectativa de crescimento robusto, o setor atrai atenção "e investimentos de todas as frentes".

Pelo cronograma do governo, o Brasil deve aumentar a mistura obrigatória de 12% para 13% em 2024, mas o Conselho Nacional de de Política Energética (CNPE) discutirá um percentual ainda maior, antecipando para o ano que vem os 15% previstos para 2026, conforme defendem os produtores.

Lavor disse estar "otimista", observando que os 15% já deveriam ter sido implementados em 2023, conforme um cronograma anterior.

"Um acréscimo de 1% na mistura de biodiesel corresponde a cerca de 1 bilhão de litros a mais de consumo", disse ele.

Uma combinação de maiores volumes de vendas e melhores preços no próximo ano deve aumentar as receitas da Binatural em cerca de 30%, para 3 bilhões de reais, disse Lavor.

O Brasil produz cerca de 70% de seu biodiesel a partir de óleo de soja, uma vez que a oleaginosa é abundante no país.

O modelo de negócios da Binatural, entretanto, determina que o produto da empresa seja produzido principalmente a partir de fontes alternativas, incluindo gordura animal e óleo de cozinha usado.

O setor de biodiesel do Brasil opera com uma capacidade ociosa média de 50%, uma vez que se preparou para o aumento da mistura do biodiesel em anos anteriores, antes de o governo passado limitar o seu avanço.

Na gestão de Jair Bolsonaro, o governo limitou o aumento do percentual da mistura, citando preocupações com a oferta de matéria-prima e preços, quando as cotações da soja dispararam em meio a uma quebra de safra no Brasil e à guerra na Ucrânia, que começou no início de 2022.

A Binatural, por outro lado, planeja superar o desempenho do setor e projeta utilizar cerca de 73% de sua capacidade no próximo ano, produzindo 440 milhões de litros.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) prevê uma produção de aproximadamente 7 bilhões de litros de biodiesel em 2023.

Mas se os formuladores de políticas aumentarem a mistura obrigatória para 25% até 2036, serão necessários mais investimentos, pois isso exigiria que o Brasil esmagasse mais 50 milhões de toneladas de soja, disse Lavor.

© Reuters. Soja
31/01/2019
REUTERS/José Roberto Gomes

O setor de biodiesel do Brasil também poderia estimular fusões ou aquisições.

A Cargill, sediada nos EUA, por exemplo, comprou recentemente a Granol, uma grande esmagadora de soja e empresa de biodiesel. A Bunge (NYSE:BG) e a chinesa Cofco também produzem biodiesel no Brasil.

A própria Binatural foi cortejada por pretendentes para possíveis "parcerias", disse Lavor, sem entrar em detalhes. Ele descartou quaisquer "planos de curto prazo" neste sentido.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.