🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

BNDES aprova R$59 mi para Weg desenvolver turbina eólica de 7 MW

Publicado 11.05.2023, 11:42
Atualizado 11.05.2023, 11:50
© Weg
WEGE3
-

Por Leticia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira financiamento de 59 milhões de reais para apoiar a Weg (BVMF:WEGE3) no desenvolvimento de um novo modelo de aerogerador com 7 megawatts (MW) de potência.

O equipamento para geração de energia eólica será o maior ofertado no mercado brasileiro e representa um salto de potência ante a principal plataforma produzida atualmente pela Weg, de 4,2 MW.

Com diâmetro de rotor das pás de 172 metros, 50 metros a mais que o comprimento máximo de um campo de futebol, o aerogerador deve entrar em fabricação seriada no complexo da Weg em Jaraguá do Sul (SC) no final de 2024.

A indústria eólica está constantemente buscando elevar a potência de suas turbinas, que tornam mais eficiente a geração nos parques ao permitir que os empreendimentos tenham a mesma capacidade instalada com menos máquinas em operação e menos terra ocupada.

O novo equipamento da Weg, lançado em julho do ano passado, utilizará uma nova tecnologia que permite otimização no peso dos componentes, flexibilidade no seu transporte e instalação, bem como confiabilidade operacional, afirmou a companhia. Por ser adaptável a diferentes redes de energia, ele também poderá ser exportado para diversos países.

© Reuters. Logotipo da Weg
25/07/2019
REUTERS/Amanda Perobelli

"Esta nova operação busca inovar por meio da produção de aerogeradores mais eficientes, o que vai ao encontro das novas diretrizes estratégicas do BNDES de ter uma economia mais próspera, verde, digital e inclusiva", disse em nota José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do banco.

O desenvolvimento de novos modelos pelos fabricantes continua apesar do contexto difícil para a indústria eólica, que vem sofrendo forte pressão com alta demanda e aumentos de custos associados a matérias-primas, sem conseguir repassá-los aos clientes devido a contratos precificados no passado.

No Brasil, duas grandes fabricantes, a General Electric (NYSE:GE) e a Siemens Gamesa, anunciaram a interrupção de suas operações locais nos últimos meses.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.