Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

BNDES conversa com bancos sobre desinvestimento em ações, diz presidente

Publicado 14.11.2019, 14:19
Atualizado 14.11.2019, 14:21
BNDES conversa com bancos sobre desinvestimento em ações, diz presidente

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai reduzir sua carteira de ações em até 80% nos próximos três anos, disse nesta quinta-feria o presidente do banco de fomento, Gustavo Montezano.

"Faremos um desinvestimento relevante nos próximos 3 anos" disse Montezano, frisando que o banco pode vender esses os papéis via oferta pública, mesa de operações ou em bloco.

A cúpula da instituição decidiu recentemente que o BNDES mudará sua carteira de investimentos, aproximando-se mais do perfil de bancos de fomento globais.

Atualmente, a carteira de ações do BNDES é de cerca de 120 bilhões de reais. Entre as principais participações do banco estão empresas como Petrobras (SA:PETR4), Vale (SA:VALE3), Eletrobras (SA:ELET3), Suzano (SA:SUZB3) e JBS (SA:JBSS3).

O limite de risco diário do BNDES (perda máxima com 99% de confiança no horizonte de um dia) é de 5,6 bilhões de reais e a ideia é baixar para 600 milhões em três anos.

Segundo Montezano, o limite de risco das demais instituições financeiras é em média de 100 milhões de reais ao dia.

"Éramos um bicho fora da curva", disse ele a jornalistas após divulgação do resultado do terceiro trimestre, quando o banco teve lucro de 2,7 bilhões de reais, ante 1,6 bilhão em igual período de 2018.

Um nova metodologia de venda da carteira de ações também foi aprovada no banco, incluindo a necessidade de aprovação do conselho para operações e venda acima de um bilhão de reais.

Recentemente, um diretor ligado à área financeira, André Laloni, foi afastado após divergir do corpo técnico do BNDES sobre a forma de venda de papéis na carteira da instituição.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo Montezano, um dos objetivos da redução da carteira de ações é redirecionar os recursos para financiamentos de infraestrutura e saneamento.

Apesar do discurso de foco mais social, o BNDES aprovou recentemente a liberação de um empréstimo de 3 bilhões de reais para a gigante de papel e celulose Klabin (SA:KLBN11).

"Não é incoerência com nosso discurso. As empresas querem ter o BNDES no seu portfólio de passivos e, em alguns casos estamos emprestando até um pouco acima do mercado", disse. "O banco vai continuar apoiando a indústria brasileira. Não estamos fazendo isso de forma subsidiada", adicionou.

Sobre a operação de venda da participação do banco na JBS, Montezano não deu detalhes. A Reuters publicou essa semana que o banco começou a contratar bancos para coordenar a venda de papéis da JBS.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Últimos comentários

As vendas desse tipo até agora não foram ruins para os papéis. No caso do IRB saiu a 29.33 e chegou a 39.57 logo depois.
discordo
BNDS ja vendeu praticamente toda sua participação em Suzano.. notícia mal feita ou mal intencionada.. Ja da JBS tem grande posição ainda.
Vai quebrar o banco. Vender o que tem da Suzzano  para emprestar para Klabin. Meia dúzia por 6 !!!!!!
de novo essa histório, pensei que já tinham vendido, aí papéis voltam a cair aff
A China vai voltar a comprar proteína animal do USA, em volumes fortes (vejam, por exemplo, anúncio sobre carne de frango ... U$1,00 Bilhão). Logo a previsão é transferir os volumes de compra do Brasil para o USA. BNDES vai pular fora o quanto antes possível de JBS
e esse cara de rocanbole da foto que e responsavel por essa bagunca na minha jbs??kkkk
A CVM deveria multar o BNDES, estão criando instabilidade no mercado. ou orgão oficial pode fazer o que quiser?????
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.