BNDESPar vende ações e zera participação acionária na Vale, dizem fontes

BNDESPar vende ações e zera participação acionária na Vale, dizem fontes

Reuters  | 23.02.2021 08:30

BNDESPar vende ações e zera participação acionária na Vale, dizem fontes

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) zerou sua participação na mineradora Vale (SA:VALE3) ao vender quase 120 milhões de ações que detinha na empresa em operações que levantaram 11,2 bilhões de reais, disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.

O movimento, realizado por meio do BNDESPar, braço de participações do banco estatal, ocorre enquanto o BNDES busca se desfazer de ações que possui em diversas empresas para levantar recursos. O banco já havia realizado transações anteriores inclusive com papéis da Vale. Em novembro, uma venda em bloco de ações da empresa levantou 2,54 bilhões de reais.

"O banco aproveitou o momento favorável", disse uma das fontes sobre a última venda de ações. O BNDES era acionista da mineradora desde a privatização da companhia.

Uma segunda fonte disse que as vendas de papéis ocorreram entre novembro e a última segunda-feira. "Zeramos...desde agosto do ano passado, quando iniciamos as vendas de Vale, e hoje, foram 24 bilhões de reais", afirmou, também sob a condição de anonimato.

Procurado, o BNDES não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

No radar do banco, que tem buscado retomar sua estratégia de desinvestimentos, estavam possíveis operações com ações detidas na Petrobras (SA:PETR4), mas a queda dos papéis após o presidente Bolsonaro ter indicado um novo CEO para a companhia na última sexta-feira colocou o projeto em compasso de espera, disseram as fontes.

"É esperar a turbulência passar e não realizar perdas", afirmou a primeira fonte.

As ações preferenciais da Petrobras desabaram 21,51% na segunda-feira, voltando para níveis de novembro do ano passado, enquanto as ordinárias caíram 20,48%, depois de preocupações no mercado com a indicação de Joaquim Silva e Luna para a presidência da estatal.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
EDIVALDO SANTOS
EDIVALDO SANTOS

Acho que recursos de banco público como o BNDES devem realmente ser direcionados para investimentos públicos. Chega de alavancar empresas privadas, senão atrapalha os ganhos dos investidores do mercado. Só falta vender os lotes da JeF e outros do mesmo nipe.  ... (Leia Mais)

23.02.2021 15:07 GMT· Responder
HFVieira
HFVieira

Aleluia... mais uma empresa privada com foco na competência, geração de lucros e consequentemente na criação de empregos e riquezas para o país.  ... (Leia Mais)

23.02.2021 12:11 GMT· Responder
Mauricio Soares
Mauricio Soares

BNDESPar vendeu seu direito a dividendos, receita recorrente, grande escolha. SQN! Deve ter sido para tentar tapar o rombo fiscal. Não será surpresa se o Tesouro Nacional convocar um aporte por parte do BNDES em breve.  ... (Leia Mais)

23.02.2021 12:02 GMT· Responder
luiz paes
luiz paes

Agora não é hora de comprar a petr4, a melhor hora de compra é quando sair da turbulência e ela voltar lá na casa de R$30.00, aí agente enche o carrinho  ... (Leia Mais)

23.02.2021 11:52 GMT· 2 · Responder
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara

novembro levantou 2.54bi mas a cotação do papel bateu 102,00 então ela perdeu metade podia ter levantado 4bi...   ... (Leia Mais)

23.02.2021 11:48 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.