🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Bolsas da Ásia fecham em viés negativo, com techs sob pressão após guinada de BCs

Publicado 17.12.2021, 04:25
© Reuters.  Bolsas da Ásia fecham em viés negativo, com techs sob pressão após guinada de BCs
AXJO
-
JP225
-
HK50
-
KS11
-
CSI300
-

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira, 17, com ações do setor de tecnologia sob particular pressão, após uma semana que marcou a guinada de bancos centrais de economias desenvolvidas em direção a um modelo de política monetária menos relaxada, em meio à escalada da inflação.

Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pavimentou o caminho para a virada "hawkish" dos BCs ao anunciar a aceleração do processo de retirada de estímulos. Ontem, Banco da Inglaterra (BCE) aumentou a taxa básica de juros em 15 pontos-base, a 0,25%. Já o Banco Central Europeu (BCE) confirmou que encerrará o programa emergencial de compras de ativos em março de 2022.

Hoje, foi a vez de o Banco do Japão (BoJ) começar a finalizar instrumentos monetários que forneceram apoio à economia durante a pandemia. A instituição manteve juros inalterados, porém informou que as compras de títulos corporativos acabará também em março do próximo ano.

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, buscou garantir que a medida não representa um aperto da política monetária, mas o mercado reagiu com aversão ao risco. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,79%, a 28.545,68 pontos.

Em Hong Kong, a forte desvalorização das empresas de tecnologia levou o Hang Seng a perder 1,20%, a 23.192,63 pontos. O subíndice do setor tecnológico cedeu 2,43%, na mínima histórica de 5.680,47 pontos.

Na China continental, Xangai baixou 1,16%, a 3.632,36 pontos, enquanto Shenzhen, menos abrangente, caiu 1,41%, a 2.523,15 pontos.

No radar, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos proibiu ontem que pessoas e entidades do país negociem títulos de oito empresas de tecnologia chinesas, sob alegação de que elas contribuem para a repressão da etnia islâmica Uigur na região autônoma de Xinjiang.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi, de Seul, ganhou 0,38%, a 3.017,73 pontos, na máxima do dia. Em Taiwan, o Taiex teve variação positiva de 0,15%, a 17.812,59 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, aumentou 0,11%, a 7.304,00 pontos.

(Com agências internacionais).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.