🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Bolsas da Europa acumulam fortes perdas semanais, com aperto monetário global

Publicado 17.06.2022, 10:41
© Reuters.  Bolsas da Europa acumulam fortes perdas semanais, com aperto monetário global
UK100
-
FCHI
-
DE40
-
IT40
-
PSI20
-
STOXX
-

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 17, depois que sinalizações de postura firme do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) no combate à inflação limitaram a tentativa de recuperação nos mercados acionários, após as fortes perdas da véspera.

O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou a sessão em alta de 0,09%, a 403,25 pontos, com perda semanal de 4,60%.

Na quinta, os negócios reagiram aos aumentos de juros em EUA, Suíça e Reino Unido, todos em reação à persistente escalada dos preços. Na manhã desta sexta, investidores buscaram oportunidades de compras e apontaram para um esforço de retomada nas principais praças acionários do globo.

O ímpeto, contudo, foi dificultado pela indicação de que o Fed seguirá resoluto no combate à alta inflacionária. Tradicional defensor da política monetária relaxada, o presidente da distrital do BC americano em Minneapolis, Neel Kashkari, surpreendeu ao afirmar que não só apoiou o ajuste de 75 pontos-base nos juros na última quarta-feira, como também pode endossar nova elevação nesse ritmo em julho.

A líder da distrital de Kansas City, Esther George, explicou que votou por um aumento menor, de 50 pontos-base, por temores de que uma alta "abrupta" pudesse prejudicar famílias e empresas. De qualquer forma, a dirigente reforçou compromisso com a estabilidade de preços.

O presidente do Fed, Jerome Powell, também defendeu determinação em retornar a inflação de volta à meta de 2%.

A postura agressiva dos BCs impôs pressão a alguns mercados. Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 0,41%, a 7.016,25 pontos, em queda de 4,12% na semana. Já o CAC 40, de Paris, cedeu 0,06% nesta sexta e 4,92% na comparação semanal, a 5.882,65 pontos.

"Os bancos centrais, que têm sido nossos amigos há muito tempo, estão nos dizendo que devemos esperar dor", afirma o gerente de portfólio da PineBridge Investments, Hani Redha.

De qualquer forma, houve espaço para ganhos no Velho Cotinente, embora tímidos. Em Frankfurt, o índice DAX aumentou 0,67%, a 13.126,26 pontos, mas recuou 4,62% na semana. O FTSE MIB, de Milão, subiu 0,29%, a 21.788,87 pontos, uma desvalorização de 3,36% em relação à sexta-feira passada.

Na Península Ibérica, o PSI 20, de Lisboa, perdeu 0,11% nesta sexta e 3,39% na semana, a 5.881,75 pontos.

Já o madrilenho Ibex 35 avançou 0,84% na jornada desta sexta-feira, a 8.145,90 pontos, segundo cotação preliminar.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.