Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bolsas da Europa caem, puxadas por setor de energia e atentas a BoE e Powell

Publicado 15.07.2021, 11:55
Atualizado 15.07.2021, 15:10
© Reuters Bolsas da Europa caem, puxadas por setor de energia e atentas a BoE e Powell

Os principais mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira, 15. Os investidores estiveram atentos ao relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que previu maior oferta da commodity fora do grupo. Autoridades do Banco da Inglaterra (BoE) também atraíram atenção do mercado, com posições divergentes sobre o aperto monetário no país. E nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, repetiu ao Senado o discurso feito ontem na Câmara, no qual reiterou a manutenção da política monetária até que se atinja as metas de inflação e emprego.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,95%, a 456,20 pontos.

A Opep elevou sua previsão no aumento da oferta de petróleo entre países fora do grupo no próximo ano, de 800 mil barris por dia (bpd) para 810 bdp, conforme divulgado em relatório hoje. A previsão de demanda global pela commodity manteve-se alta, mas não foi suficiente para evitar a queda nos preços. Além disso, ontem, circularam reportagens que afirmavam que a Opep+, que inclui aliados da organização, teria entrado em um consenso sobre aumento da oferta a partir de agosto, o que foi negado pelos Emirados Árabes Unidos. Na bolsa de Londres, por exemplo, a petroleira BP (LON:BP) (SA:B1PP34) fechou em queda de 2,85%. E em Paris, a TotalEnergies (PA:TTEF) recuou 1,24%.

Na Alemanha, a empresa Siemens Energy (DE:ENR1n) fechou com queda de 11%, após anunciar que não espera atingir suas metas para este ano, de acordo com a Dow Jones Newswires. Na Espanha, a divisão de energia eólica da empresa, Siemens Gamesa Renewable Energy (MC:SGREN), caiu 14%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em Frankfurt, o DAX fechou em queda de 1,01%, a 15.629,66 pontos. Enquanto em Madri, o IBEX 35 recuou 1,52%, a 8.527,00, e em Lisboa, o PSI 20 registrou queda de 1,08%, a 5.110,83 pontos.

No Reino Unido, nesta manhã, autoridades do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) tiveram discursos divergentes sobre o aperto da política monetária na região. Em entrevista ao Business Live, o presidente da entidade, Andrew Bailey, disse que o BoE não terá pressa em elevar a taxa de juros básica e que levará o tempo adequado para tomar a decisão. O dirigente Michael Saunders, no entanto, afirmou que "muito em breve" poderá ser "apropriado" dar início à retirada de estímulos monetários, caso os indicadores de atividade e inflação continuem seguindo a tendência atual. Em Londres, o índice FTSE fechou em queda de 1,12%, a 7.012,02 pontos.

O mercado também monitorou o discurso do presidente do Fed, uma vez que decisões da autoridade monetária podem influenciar outros bancos centrais do mundo. Powell admitiu que a inflação está bem acima da meta e afirmou que a instituição enfrenta desafio para decidir a reação ao índice. No discurso de ontem à Câmara, repetido hoje ao Senado, Powell reforçou que a política monetária atual será mantida até que o cenário de emprego e inflação estejam dentro dos objetivos.

Em Milão, o FTSE MIB recuou 1,27%, a 2.4875,50 pontos, e em Paris, o CAC 40 caiu 0,99%, a 6.493,36 pontos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.