Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Bolsas da Europa fecham em forte baixa, com ações de commodities, dados e Fed

Publicado 18.06.2021, 10:28
© Reuters.  Bolsas da Europa fecham em forte baixa, com ações de commodities, dados e Fed

Os mercados acionários europeus tiveram jornada negativa, nesta sexta-feira. Indicadores monitoraram indicadores locais, enquanto ações ligadas a commodities estiveram pressionadas pelas quedas na semana desses componentes. Além disso, uma sinalização de aperto monetário nos Estados Unidos, dada por um dirigente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), pressionou as bolsas de Nova York e também influenciou negativamente do outro lado do Atlântico.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 1,58%, em 452,05 pontos. Na comparação semanal, ele caiu 1,19%.

Entre os indicadores, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 7,2% em maio, na comparação anual, no nível mais elevado desde outubro de 2008. Em meio ao debate sobre a trajetória da inflação e seus efeitos na política monetária pelo mundo, o dado chamou a atenção.

A High Frequency Economics, porém, atribuiu o movimento do PPI alemão sobretudo aos preços de energia, considerando que os preços de produtos para fábricas "estão bem comportados".

No Reino Unido, as vendas no varejo recuaram 1,4% em maio ante abril, contrariando a previsão de alta de 1,6%. A Pantheon previu que as vendas no setor no país devem perder força ao longo do ano, mas notou que os gastos do consumidor local já se aproximam do nível pré-pandemia.

Entre os setores, papéis ligados a commodities estiveram pressionados nesta sexta na Europa. A Capital Economics diz que esses componentes tiveram baixas nesta semana por causa do Fed, que fortaleceu o dólar, e também por dados modestos da China.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na política monetária americana, James Bullard, presidente da distrital de St. Louis do Fed, disse esperar alta de juros nos EUA já em 2022, confirmando que o BC já discute o início da redução em seu programa de compra de bônus.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 1,90%, em 7.017,47 pontos, com queda de 1,63% na comparação semanal. A petroleira BP teve baixa de 2,67%, enquanto a mineradora Antofagasta (LON:ANTO) cedeu 1,90%.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,78%, a 15.448,04 pontos, com recuo de 1,56% na semana. E.ON teve baixa de 1,11% e Deutsche Bank, de 3,39%, entre os papéis mais negociados.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 fechou em queda de 1,46%, em 6.569,16 pontos. Na semana, cedeu 0,48%. Société Générale (PA:SOGN) cedeu 3,40%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, teve baixa de 1,93%, a 25.218,16 pontos, com perda de 1,94% na comparação semanal. Nesta sexta, Eni terminou com queda de 2,97%, Intesa Sanpaolo (MI:ISP) perdeu 3,00% e Telecom Italia, 1,91%.

Em Madri, o IBEX 35 fechou em queda de 1,80%, em 9.030,60 pontos, recuando 1,89% na semana. Santander (SA:SANB11) caiu 2,19% e Banco de Sabadell, 2,26%, entre os mais negociados.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 liderou as perdas, em baixa de 2,28%, em 5.063,87 pontos, com queda de 1,61% na comparação semanal.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.