Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Bolsas da Europa fecham em queda, com dados fracos na China e cautela

Publicado 16.08.2021, 10:52
Atualizado 16.08.2021, 14:10
© Reuters.  Bolsas da Europa fecham em queda, com dados fracos na China e cautela

Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, refletindo a cautela nos mercados que levou para o território negativo também as bolsas asiáticas e americanas. Dados macroeconômicos fracos na China, a preocupação com a disseminação da variante delta do coronavírus e a piora na dinâmica geopolítica com a crise no Afeganistão contribuem para a fuga de ativos de risco, após a temporada de balanços ter levado o mercado acionário no exterior a patamares recordes.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne 600 empresas listadas em bolsas de todo o continente, fechou em queda de 0,50%, a 473,45 pontos.

"Tendo visto os mercados europeus obterem ganhos incrementais em uma base quase diária desde o início do mês, não deveria ser uma grande surpresa observar um pequeno recuo em algum momento", diz o analista chefe da CMC Markets, Michael Hewson.

O FTSE 100, de Londres, caiu 0,90%, a 7.153,98 pontos, e o DAX, em Frankfurt, teve queda de 0,32%, a 15.925,73 pontos, após ter superado na última sexta-feira a marca de 16 mil pontos pela primeira vez.

O resultado do investimento em ativos fixos da China no primeiro semestre, assim como o das vendas de varejo e da produção industrial em julho, ficou abaixo da expectativa de analistas. "Tivemos uma indicação da desaceleração nos números comerciais da China na semana passada. No entanto, a extensão da desaceleração na produção industrial mais recente e nas vendas de varejo em julho gerou uma fragilidade significativa a empresas ligadas ao ciclo econômico asiático, em especial chinês, o que impactou o FTSE 100 de modo especialmente forte", diz Hewson.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em Paris, o CAC 40 caiu 0,83%, a 6.838,77 pontos, enquanto em Milão, o FTSE MIB recuou 0,76%, a 26.448,76.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 caiu 0,02%, a 5.220,34 pontos, e o IBEX 35 teve queda de 0,81%, a 8.926,60.

Empresas de luxo, como a Burberry (LON:BRBY) (-3,38%), a Kering (PA:PRTP) (-4,68%) e a Louis Vuitton (PA:LVMH)(-2,10%) viram suas ações cair neste pregão. Mineradoras e petroleiras também sofreram recuo, com os papéis da Rio Tinto (LON:RIO) (-2,05%), Glencore (LON:GLEN) (-2,12%), (-2,21%) Royal Dutch Shell (SA:RDSA34) e BP (LON:BP) (-2,41%) fechando em queda.

Na contramão, a francesa Faurecia (PA:EPED), fornecedora de peças para montadoras de automóveis, subiu 12,05%, após anunciar acordo para comprar a rival alemã Hella (DE:HLE).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.