Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Bolsas da Europa fecham em queda, com expectativa sobre reunião do BCE

Publicado 04.03.2024, 11:10
Atualizado 04.03.2024, 14:40
© Reuters.  Bolsas da Europa fecham em queda, com expectativa sobre reunião do BCE

As bolsas europeias fecharam a segunda-feira, 4, majoritariamente, em baixa, em meio à expectativa com a decisão do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira. As projeções majoritárias apontam que a taxa de juros seguirá inalterada na zona do euro, diante das dificuldades ainda existentes para o alcance da meta de inflação.

Em Londres, o FTSE 100 cedeu 0,55%, aos 7.640,33 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,11%, aos 17.716,17 pontos. O CAC-40, referencial da Bolsa de Paris, subiu 0,28%, para encerrar aos 7.956,41 pontos. As cotações são preliminares.

É provável que o BCE mantenha as taxas de juro por enquanto, uma vez que a "última milha" no caminho para a sua meta de inflação está se revelando a mais difícil, afirma o economista-chefe da KfW, Fritzi Koehler-Geib, em nota. "Existe agora também um consenso crescente entre os participantes no mercado de que é improvável um corte nas taxas de juro em março ou abril", diz. A falta de sinais claros de abrandamento do crescimento salarial e sinais de que a inflação continua persistente no setor de serviços corroboram o apelo por vigilância, observou.

Para o chefe de pesquisa macroeconômica da Pictet Wealth Management, Frederik Ducrozet, o momento do primeiro corte nas taxas de juros do BCE é importante, mas eventualmente o debate se voltará para o ritmo e a magnitude da flexibilização da política após o verão local, disse o chefe de pesquisa macroeconômica da Pictet Wealth Management, Frederik Ducrozet.

Em Londres, as ações da Ocado cederam 6,68%. Na semana passada, a direção da empresa ameaçou processar a Marks & Spencer por causa de um pagamento multimilionário vinculado à sua joint venture online.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A M&S, que detém 50% da Ocado Retail, está retendo parte do pagamento final de 190 milhões de libras esterlinas, depois que certas metas de desempenho previstas no acordo entre as partes não foram atingidas. O desacordo da Ocado em relação ao valor do pagamento final da Marks & Spencer pela sua JV não é bem-vindo para ambas as empresas, escreveu Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell.

O Ibex 35 fechou com variação de 0,05%, a 10.069,80 pontos. As ações da Grifols perderam 9,71%, após a divulgação de que o acionista Capital Research and Management Company reduziu a sua participação e os vendedores a descoberto ajustaram as suas posições na empresa farmacêutica espanhola. O papel deu continuidade à montanha-russa que se seguiu à publicação, na quinta-feira passada, dos resultados da empresa, o que garantiu apenas uma trégua breve para o tombo dos papéis.

Entre os outros índices referenciais da região, o FTSE MIB, de Milão, cedeu 0,11%, a 32.912,34 pontos; em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,39%, aos 6.175,64 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.