🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Bolsas da Europa fecham em queda de mais de 1%, com aversão a risco após rebaixamento dos EUA

Publicado 02.08.2023, 10:17
Atualizado 02.08.2023, 13:40
© Reuters.  Bolsas da Europa fecham em queda de mais de 1%, com aversão a risco após rebaixamento dos EUA
UK100
-
FCHI
-
DE40
-
IT40
-
CL
-
PSI20
-
SHEL
-
STOXX
-

As bolsas europeias fecharam em queda de mais de 1% nesta quarta-feira, 2, depois dos investidores europeus perderem o apetite por risco com o rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Fitch no fim da tarde de terça-feira.

Em Londres, o FTSE 100, recuou 1,36% a 7.561,63 pontos, o índice DAX, em Frankfurt, também fechou em queda de 1,36%, a 16.020,02 pontos. O CAC 40, em Paris, caiu 1,26%, a 7.312,84 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, também teve perdas, de 1,30%, a 28.974,54 pontos. Em Madri, o índice Ibex 35 recuou 1,92%, a 9.320,50 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 teve queda de 1,67%, a 5.978,99 pontos. As cotações são preliminares.

A Fitch diminuiu o rating dos EUA, de AAA para AA+, com a previsão de que a situação fiscal da maior economia do mundo vai piorar. De acordo com a Capital Economics, embora a decisão não seja uma completa surpresa devido ao estresse recente com o teto da dívida americana, é "um pouco estranho" diminuir a classificação do país agora que a economia parece pronta para "realizar o truque aparentemente impossível de trazer a inflação de volta à meta sem desencadear uma recessão".

O baque do rating se juntou aos recentes dados negativos do setor industrial da zona do euro e da China divulgados na terça, que mostraram uma demanda industrial menos aquecida. Além disso, o mercado também operou em cautela com os novos dados que serão divulgados na quinta-feira e ditarão o ritmo da economia do continente.

Na quinta-feira, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) definirá a nova taxa de juros para o Reino Unido, e embora uma alta de 25 pontos-base seja a mais provável, analistas não descartam um possível aumento de 50 pontos-base. Também na quinta, será divulgado o dado de inflação ao produtor da zona do euro e o índice de gerentes de compras (PMI) de serviços.

O sub-índice de gás e petróleo do índice pan-europeu Stoxx 600 acumulou perdas de 1,78% nesta sessão, com a expectativa de queda no consumo de petróleo no mercado chinês e após os estoques dos EUA caírem além do esperado. As ações da Shell (NYSE:SHEL), principal componente do sub-índice, caíram 1,66% no dia, e as da britânica BP recuaram 1,89%. Em Frankfurt, as ações da marca de moda alemã Hugo Boss caíram 1,89%, mesmo depois de aumentar projeções em balanço publicado nesta quarta. Segundo analistas do Citi, o mercado reagiu a níveis de estoque mais altos do que o esperado.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.