Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Bolsas da Europa fecham em queda, diante de sinalizações de juros restritivos por mais tempo

Publicado 10.11.2023, 11:16
Atualizado 10.11.2023, 14:40
© Reuters.  Bolsas da Europa fecham em queda, diante de sinalizações de juros restritivos por mais tempo

As bolsas da Europa fecharam nesta sexta-feira, 10, em baixa, com o FTSE100 recuando mais de 1%, na esteira de preocupações com taxas de juros altas por mais tempo, após os presidentes de Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, terem sinalizado que os juros básicos podem não ter chegado ao pico.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 1,28%, aos 7.360,55 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,77%, aos 15.234,39 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,96%, aos 7.045,04 pontos. Em Madri, o Ibex 35 teve perdas de 0,34%, aos 9.372,80 pontos. Em Milão, o FTSE MIB perdeu 0,49% hoje, aos 28.504,43 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 teve queda de 0,27%, aos 6.251,00 pontos hoje. Na semana, apenas o DAX acumulou ganhos, os demais índices caíram. As cotações são preliminares.

Hoje pela manhã, Lagarde afirmou que ainda existem riscos importantes para as perspectivas econômicas do bloco, e reforçou que os juros devem ficar em território restritivo por bastante tempo até a inflação retornar à meta de 2% ao ano de forma sustentada. A mensagem amplificou o efeito nos mercados de declarações de Powell, que ontem reforçou que a resiliência econômica dos EUA pode forçar a autoridade monetária a subir juros outra vez.

Neste cenário, os rendimentos dos bônus europeus tiveram alta e pressionaram os índices acionários, que se descolaram dos ganhos observados em Nova York.

Entre as principais perdas em Londres, as ações da Diageo (LON:DGE) despencaram 13,75%, após gigante de bebidas britânica projetar menor lucro à frente. "É uma raridade ver a Diageo dar más notícias, mas nenhuma empresa está imune a contratempos e a gigante das bebidas confirmou que a vida não está indo muito bem", escreveu Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na esteira, outras empresas de bebidas europeias também recuaram, entre elas a Pernod Ricard (EPA:PERP) (-5,36%), que produz bebidas como Absolut, Chivas Regal e Ballantines. A também francesa Remy Cointreau caiu 3,88%.

Com o mau humor alimentado pela política monetária, dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido melhores do que o esperado ficaram em segundo plano, visto que ainda indicam uma estagnação econômica no país. A alta do petróleo hoje também não foi suficiente para reverter o ímpeto negativo das bolsas, apesar de grandes petroleiras terem subido.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.