Bolsas da Europa fecham neutras, com realização de lucros e incertezas do Brexit

Bolsas da Europa fecham neutras, com realização de lucros e incertezas do Brexit

Estadão Conteúdo  | 25.11.2020 14:41

Bolsas da Europa fecham neutras, com realização de lucros e incertezas do Brexit

As bolsas da Europa fecharam o pregão desta quarta-feira, 25, sem direção única, em movimento de realização de lucros em Londres e Frankfurt, após o rali de ontem, e também diante das incertezas sobre as tratativas entre o Reino Unido e a União Europeia em relação ao acordo comercial pós-Brexit. O tom de cautela também foi reforçado pelo alerta do Banco Central Europeu (BCE) sobre os riscos para estabilidade financeira e a lucratividade dos bancos da zona do euro. O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,08%, a 392,09 pontos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em uma sessão do Parlamento europeu hoje que o bloco está preparado para um cenário sem entendimento comercial com os britânicos. "Não posso dizer se haverá um acordo com o Reino Unido. Os próximos dias serão decisivos", declarou. O alerta da líder foi o gatilho para a realização de lucros nas bolsas, na véspera do feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, embora a maioria das praças tenha se recuperado no final da sessão.

Em Londres, contudo, o FTSE 100 caiu 0,64%, a 6.391,09 pontos. "Não vamos estender o período de transição", reforçou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, também em referência ao Brexit. Ele disse a parlamentares nesta manhã que as tratativas para o acordo comercial só farão progressos "se a UE aceitar a soberania britânica sobre suas águas em relação à pesca".

Também no Reino Unido, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve contrair 11,3% em 2020 e só retomará o nível pré-pandemia no último trimestre de 2022.

Além de Londres, o índice DAX, de Frankfurt, também registrou perdas, mas de 0,02%, a 13.289,80 pontos. As ações do Deutsche Bank (DE:DBKGn) cederam 1,07%, depois de o BCE estimar que a lucratividade dos bancos da zona do euro só voltará ao nível pré-pandemia em 2022. Em relatório sobre estabilidade financeira, a autoridade monetária também alertou que a força atual nos preços dos ativos e a nova tomada de risco "tornam os mercados suscetíveis a correções".

Em Paris, o CAC 40 subiu 0,23%, a 5.571,29 pontos. Os papéis da Airbus (PA:AIR) caíam 2,14%, e os do BNP Paribas (PA:BNPP) tiveram leve alta de 0,05%.

O FTSE MIB, de Milão, avançou 0,72%, a 22.303,58 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 1,26%, a 4.628,63 pontos. O IBEX 35, de Madri, por sua vez, subiu 0,26%, 8.164,70 pontos.

Apesar de certa cautela, o pano de fundo que garantiu o rali nos ativos de risco ontem permanece. O mercado segue esperando pela confirmação do nome da ex-presidente do Federal Reserve Janet Yellen para comandar o Tesouro dos EUA e a transição de governo continua em Washington. Além disso, a Moderna confirmou hoje um acordo com a Comissão Europeia para o fornecimento de pelo menos 80 milhões de doses de sua vacina experimental contra a covid-19.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.